Mundo Ela

Virgem, corpo são, mente sã

virgem

Foto: Pixabay

Virgem, o 6º signo zodiacal. Enfim, chegamos na última etapa da nossa formação pessoal.

É hora de nos lapidar!

Retomando: chegamos ao mundo, o desbravando em Áries, descobrimos nossos sentidos sensoriais e valores em Touro, aprendemos a trocar e sanar as curiosidade em Gêmeos, retornamos ao nosso íntimo e ao que nos é familiar em Câncer e manifestamos nosso eu e deixamos nosso legado nos divertindo em Leão.

É chegada a hora de amadurecer. Nos deparamos com o cotidiano, a rotina e os deveres. Os afazeres são instaurados em nossas vidas e o desafio é realizá-los com amor para não perdermos o prazer em viver. Precisamos domesticar a fera vaidosa e cheia de desejos vivenciada em Leão, mas sem aniquilá-la e, sim, nos alinharmos com ela.

As várias experiências anteriores precisam ser analisadas de maneira criteriosa pois, depois daqui, em Libra, daremos início à jornada rumo ao mundo externo, do convívio. Sendo assim, antes disso ocorrer, temos que nos rever, utilizar da autocrítica e da triagem minuciosa para definirmos o que vale a pena permanecer em nós, o que pode ser aperfeiçoado e aquilo que deve ser descartado. É preciso estarmos ajustados e cientes de nossas responsabilidades antes de cairmos na vida social. Conhecemos assim, a prudência.

Consolidamos, agora, nossos hábitos e são eles que irão nos definir.

Virgem rege o baço e os intestinos. Chamado de segundo cérebro, o intestino possui neurônios que formam um sistema nervoso próprio que emite e recebe informações diretamente do cérebro. Esse diálogo é o que nos faz ter frio na barriga ou vontade de ir ao banheiro quando algo nos afeta mentalmente e, da mesma forma, o que absorvemos dos alimentos influencia nossa saúde psicológica.

Estes órgãos, baço e intestinos, são responsáveis por absorver os nutrientes, a água dos alimentos, filtrar o sangue, manter o que é bom para o corpo e descartar ou destruir o que não é, definindo o que fica e o que sai. É o controle de qualidade do organismo.

E esse é exatamente o dom de Virgem, ele é o Inmetro do zodíaco.

É a tomada de consciência sobre a grande importância da saúde e a consequente necessidade de se estabelecer regras e rotina: boa alimentação, atividade física, estipulação de horários, qualidade do sono, cuidados com a higiene e assim vai…

Não parece muito divertido mas é essencial para nossa existência. Usemos da criatividade nessa hora!

Assim como Gêmeos, Virgem é um signo mutável e regido pelo planeta do intelecto, Mercúrio, o mensageiro. Porém, Virgem é minucioso e criterioso, ele visa qualidade para além da quantidade. Seu lema é aperfeiçoar e o desleixo é seu maior pesadelo.

Ele pesquisa, observa, analisa, investiga, classifica, captura nuances com riquezas de detalhes, manuseia meticulosamente, verifica com perícia e olhar microscópico e, por fim, cataloga. É um cientista, numa roupa impecável e em seu laboratório limpinho.

Tantos cuidados e controle, se usados em excesso, afetam a tão almejada saúde. Pessoas que possuem Virgem forte no mapa, quando em desarmonia, desenvolvem doenças como TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, alergias, problemas gastrointestinais ou no baço e manias de remédios, os conhecidos hipocondríacos.

Então, virginiano(a), use seu refinamento mental e adaptabilidade também para aceitar a impotência frente aos mistérios da vida.

Até porque, Virgem é um signo ligado à vida de todos os seres! Além de ser o signo da saúde, ele valoriza a natureza e sua ordem, a Terra e seus habitantes, carregando uma conexão muito forte com o meio ambiente e uma simbiose com os pequenos animais domésticos.

Associado à deusa das colheitas, agricultura e fertilidade, Demeter, o signo de Virgem é simbolizado por uma mulher segurando um ramo de trigo e sua polaridade é feminina. Compondo a tríade da terra, este elemento em Virgem está no estágio elaborado e fértil, pronto para ser semeado e cultivado, uma fonte de vida. Interessante observarmos que, graças à agricultura, o homem deixou de ser nômade e passou a formar sociedades. Mais uma vez, nos deparamos com o preparo virginiano necessário antes da convivência social.

O que Virgem tem a aprender com o mundo?

Além do planeta Mercúrio (o mental) estar em domicílio em Virgem, ele se exalta nesse signo. É um fenômeno único na Astrologia, inclusive. Muito forte e interessante, porém, como tudo tem dois lados, isso confere ao signo de Virgem uma racionalidade exacerbada a qual não o permite vivenciar suas emoções.

Em Peixes, seu oposto complementar, Virgem encontra o escapismo, o deixar fluir, a fé e a entrega ao desconhecido. Peixes ensina uma outra linguagem, na qual não existem limites, onde os sonhos podem ensinar tanto quanto os livros e nem tudo precisa ter um significado racional.

Outra questão é o conhecido perfeccionismo virginiano. A tal expectativa versus realidade, comumente frustrante, pode conferir a Virgem certa paralisia e procrastinação; além de características bem chatinhas e enjoadinhas tipo ser sistemático, crítico em demasia, fresco, burocrático, facilmente irritável, implicante e até intransigente.

Além disso, por achar que ninguém mais vai fazer tão bem como ele, acaba tendo muita dificuldade em delegar e confiar no trabalho alheio, assumindo a responsabilidade de todo o trabalho, ficando sobrecarregado e virando uma máquina escrava de sua piração neurótica.

Bom, essa é a energia em desarmonia. Mas afinal…

O que Virgem tem a oferecer ao mundo?

Tudo o que ele puder! Virgem quer ser útil!

Humildemente, Virgem em estado evoluído, oferece sua mão-de-obra a quem quer que seja e está disposto a qualquer tipo de trabalho, sem distinção ou orgulho, com abnegação e sem esperar nada em troca. Esse signo se envolve em trabalhos voluntários e serve com alegria pois sente que esse é seu propósito.

Virgem é o único signo do zodíaco que é simbolizado por uma mulher e seu nome em si traz a conotação de santidade e pureza. É a natureza zeladora da vida e da evolução de todos os seres, sem distinção.

Virgem é o arquétipo da inteligência, purificação e sagrado feminino.

Os Virginianos são amigos fiéis e confiáveis pois, além de sérios e discretos, são muito seletivos e suas escolhas são feitas a dedo. Por possuírem uma psicologia nata, são também excelentes conselheiros pois conseguem esclarecer o incompreensível, correlacionando assuntos, fazendo um verdadeiro mosaico de ideias e propondo soluções práticas e exequíveis.

Além disso, junto com Peixes, Virgem forma o eixo da cura, mas na esfera do corpo físico. Organizando e selecionando o alimento do corpo e da mente, higienizando as ideias e os órgãos vitais.

Mas nós, virginianos, somos mais do que álcool em gel na mão, Veja no painho e restrição alimentar, carregamos muito amor no coração e somos gentis. Parecemos frios mas só não gostamos de melação. Sabemos ser meigos, às vezes. Sempre damos um jeitinho de expressarmos nosso carinho.

Somos do tipo:

“Se cuide!”

“Conte comigo!”

“Beijinhos científicos!”

Obrigada por ter chegado até aqui!

Te espero no próximo texto!

Por Erika Roldão
@astraldosplanetas

Leia também:

Detalhes que fazem a diferença na confeitaria

Cuidar dos olhos é cuidar da alma

Saiba como usar o mesmo número de WhatsApp em vários aparelhos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Astrologia

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mariana Rodrigues Godoi

Melhor texto, melhor coluna! Amo essa Erika Roldao!