Mundo Ela

A importância de definir o seu nicho de atuação

A importância de definir o seu nicho

Foto: iStock

Você sabe o que é nicho de atuação? Você sabe a importância que essa definição tem no andamento do seu negócio? Você sabe como alcançar as pessoas certas através do seu produto?

Calma, vamos te contar um pouco de cada detalhe para responder essas questões e também colocar em prática.

Nicho é a definição da parcela do mercado consumidor/clientela na qual você alcançará ou que objetiva alcançar através da sua prestação de serviço, fornecimento de produto, entre outras relações empresariais.

Na prática, são as pessoas que você quer alcançar para formar clientela e autoridade naquela área de atuação.

Essa definição deve ser clara desde o momento da formação de sua empresa, mas sabemos que nem sempre é assim que acontece, mesmo diante da sua importância para começar crescendo desde o primeiro dia de atividade.

Quando eu comecei na confeitaria queria trabalhar na área low carb e tradicional, no qual claramente não daria tão certo, pois não tinha uma cozinha própria para ambas produções.

Os nichos são amplamente distintos e muitas vezes os clientes se confundiam, achavam que eu só trabalhava com os doces low carb e a limitação de vendas era muito grande, pois na região onde trabalho a demanda desse produto não é grande.

Após estudar as possibilidades decidi por produzir somente doces e bolos tradicionais, bem como produzir somente por encomenda alguns doces e bolos para diabéticos, separei as contas das redes sociais e delimitei a clientela específica, ou seja, meu nicho, dessa maneira.

Através dessa separação e melhor definição do meu nicho, meu público alvo se tornou mais claro e consequentemente os resultados melhoraram, pois as pessoas certas para cada produto passaram a ser alcançadas corretamente.

Se você, como eu, já iniciou na confeitaria ou em algum ramo e ainda não definiu seu nicho te sugiro tirar um tempinho e definir melhor essa parte tão importante do seu negócio para colher melhores frutos do seu esforço.

Atualmente, temos várias informações disponíveis na Internet, como cursos gratuitos que podem te auxiliar em como construir cada detalhe da parte mais importante do seu negócio, o “por detrás “ de cada produto vendido.

Espero que você aplique nossas dicas e tenha muito sucesso.

Com carinho, Mari Prates Cakes.

Por Mariana Prates
@maripratescakes

Leia também:

Receitinha da nutri: mousse de abacate com cacau

Quadros

As redes sociais e a oportunidade de democratização

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments