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Barrinha de cereal caseira

Foto: Sara Morandi

Não há como negar que o consumo de barrinha de cereal anda fazendo parte da alimentação diária de diversas pessoas e isso se deve, em sua maioria, à praticidade: são fáceis de serem transportadas e podem ser levadas na bolsa facilitando a alimentação fora de casa.

Por ser um produto industrializado, a barrinha de cereal pode ser comercializada de diversas formas e sua composição nutricional varia. Encontramos barrinhas com coberturas de chocolate ao leite, chocolate branco e com outros sabores como torta de limão e morango. Essa é a principal estratégia da indústria para agradar e chamar a atenção dos consumidores, porém não é saudável como a maioria das pessoas pensam. Grande parte das barrinhas de cereais não são benéficas para a saúde, pois podem conter muito açúcar e gorduras em sua composição, além de conservantes e aditivos alimentares, que podem gerar alergias.

Essa receita une o prático e gostoso ao saudável. É uma barrinha de cereal caseira, isso mesmo, feita por você mesmo, com adição somente de produtos naturais e muita fibra para auxiliar na saciedade. É ideal para levar na bolsa para lanchinhos intermediários e até mesmo para consumir como pré-treino. Pode ser uma boa pedida também quando bate aquela vontade de comer um docinho.

Ingredientes:

  • 1 banana madura grande ou 2 pequenas
  • ½ xícara de aveia
  • ½ xícara de granola
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de pasta de amendoim (optar pelas mais líquidas) ou óleo de coco
  • 1/3 de xícara de oleaginosa de sua preferência triturada em pedaços maiores (ex: castanha do pará, castanha de caju, amêndoas…) (opcional)
  • Gotas de chocolate 70% à gosto (opcional)
Foto: Sara Morandi

Modo de preparo da barrinha de cereal caseira:

Amasse bem a banana e coloque em um bowl. Acrescente os demais ingredientes e misture até formar uma massa firme. Passe para uma assadeira untada com óleo de coco ou com papel manteiga. Espalhe com uma espátula ou com a ajuda das mãos em formato de retângulo com mais ou menos um centímetro de altura. Leve para o forno a gás aquecido à 180° ou forno elétrico à 170° por 25 a 30 minutos. Espere esfriar e corte em formato de barrinhas, do tamanho que preferir. Se quiser deixá-la ainda mais gostosa, derreta um pouco do chocolate 70% no micro-ondas e jogue por cima das barrinhas, deixando cair os fios fazendo zigue zague.

Por Sara Morandi
@saramorandi

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Culinária
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