Mundo Ela

Como comprar vinho? Leia e descubra!

foto de varias garrafas de vinho expostas em uma prateleira de caixotes

Foto: Unsplash

Apesar de não perecíveis, vinhos são sensíveis. E saber comprar vinho é tão importante quanto saber apreciar, então vamos a algumas dicas que irão te ajudar a minimizar a chance de erros na hora da escolha dos rótulos.

Os europeus, assim como nossos vizinhos argentinos, chilenos e uruguaios, que têm uma forte vinculação cultural com o vinho, gozam também do privilégio e facilidade de poder comprá-los diretamente de produtores. Dessa forma, é possível ter acesso a um vinho fresco, sem que ele tenha sido exposto a temperaturas elevadas e ao excesso de luz. Por isso, quando tiver uma oportunidades dessas, recomendo fortemente que aproveite o passeio e vá preparado para voltar para casa com um bom estoque em mãos.

Onde comprar o vinho?

Casas Especializadas

Mas no dia a dia, a melhor opção é comprar em supermercados ou casas especializadas, que oferecem boas condições de armazenamento das bebidas, além de muitas variedades. As casas especializadas são uma espécie de templo dos vinhos, mas é sempre bom sempre pesquisar se a casa é especializada em alguma região vitivinícola, tipo específico de uva ou segmento de mercado. Conhecendo estas informações básicas e sabendo o que quer, as opções certamente serão capazes de agradar a todos os gostos e bolsos.

Supermercados

As grandes redes de supermercados também são uma boa aposta. Especialmente aquelas que disponibilizam um especialista para oferecer indicações e tirar dúvidas. Essas redes costumam receber produtos com muita frequência e estar sempre atualizadas. Mas ainda assim é importante se atentar à rotatividade dos estoques, porque quanto maior for o giro, menor é a chance de você acabar comprando um vinho que está lá parado há muito tempo.

Internet

Outra opção é ficar sempre de olho e aproveitar as promoções, tanto em lojas físicas quanto na internet. Dessa forma se você já conhece o rótulo e os vendedores são confiáveis, ótimo. Mas no caso de você ainda não ter experimentado aquele vinho, embora ele esteja com um preço bom, é importante tomar cuidado. Portanto evite comprar muitas unidades de algo que você ainda não tem certeza se vai gostar. O ideal é realmente experimentar primeiro, descobrir se aquele rótulo te agrada e aí sim correr para garantir as próximas garrafas.

O que evitar ao comprar vinho?

É preciso saber também o que evitar. Evite comprar vinhos expostos em vitrines com vista para a área externa das lojas. Do mesmo modo o excesso de luminosidade tem um efeito muito negativo sobre o vinho. Nesse sentido passe longe também daquelas garrafas que estão expostas há muito tempo nas condições ambientes. Pois isso prejudica as características organolépticas dos vinhos e, consequentemente a qualidade da bebida. Vinho não tolera falta de zelo.

Não veja estas recomendações como uma dificuldade a mais para comprar ou tornar-se um consumidor assíduo de vinhos. São apenas cuidados básicos que vão ficando mais fáceis à medida que o hábito de degustar a bebida se torna mais frequente. É sempre bom lembrar que o vinho não existe para complicar as nossas vidas. Pelo contrário.

Quando vamos às compras com mais consciência, fazemos escolhas mais certeiras e aos poucos vamos tornando o processo mais prazeroso como um todo.

Por Laura Baraldi
@laurabaraldi_

Leia também:

Mas quanto Juliette ganha?

Janones sofre ataques por lamentar 500 mil mortes no País

Shadowban no Instagram: saiba como evitar a punição!

Alongamento de Cílios: mitos e verdades


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Culinária
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments