Mundo Ela

Como ser produtiva mesmo trabalhando em casa

Foto: iStock

Como ser produtiva mesmo trabalhando em casa – Quando temos um emprego de CLT somos contratados para vender nossas horas em troca de um salário previamente determinado (na maioria das vezes).

Sendo assim, conseguimos criar uma rotina de horários, distribuição dos nossos afazeres, lazer, alimentação, prática de exercícios, dentre outras atividades.

Já quando falamos do “home office”, em que você mesmo trabalha para si, a rotina fica mais complicada.

No início da minha caminhada eu não tinha nem fogão para preparar minhas receitas, se aparecesse uma encomenda para o período da tarde eu tinha que dividir o fogão de quatro bocas da minha mãe com a minha produção.

Imaginem a bagunça que a cozinha não ficava? Fora que o cuidado tinha que ser redobrado para não haver nenhuma contaminação cruzada, não errar na receita e o resultado ser o mesmo sempre.

A minha rotina era muito louca, ao mesmo tempo que eu estava sentada assistindo TV poderia aparecer um bolo de encomenda, uma entrega, ou um cliente para atender.

Confesso que, por muitas vezes, me sentia perdida naquela “desorganização“ que eu mesma havia criado.

Com o tempo, fui adquirindo meus utensílios, fogão, forno, batedeiras, mesa de manipulação e consegui construir uma cozinha só minha, meu parque de diversões, risos.

Com essa separação do meu local de trabalho, com o de moradia, minha rotina ficou mais organizada.

Mas, para que isso acontecesse, tive um período aí de quase dois anos para concretizar esse passo.

Quero compartilhar com você que é possível ter uma rotina mesmo com tantos afazeres que uma casa e uma família demandam.

Então, como ser produtiva trabalhando em casa?

Primeiramente, crie alguns hábitos em relação ao seu negócio. Tenha uma rede social alimentada constantemente, pois, hoje em dia, ela é a sua vitrine comercial.

Tenha uma conta comercial no WhatsApp, pois ela possui ferramentas que podem te ajudar a vender mais e organizar seus pedidos e cardápios.

Adquira um caderno hoje ou, se possível, um bloco de pedidos, para que você possa anotar cada encomenda detalhadamente, incluindo os dados do cliente, sinal, forma de pagamento, data e horário de retirada.

Separe suas fichas técnicas e receitas em um local próprio, uma dica é coloca-las uma a uma em uma pasta catálogo.

Após organizar esses passos veja como seu dia normalmente é, da hora que acorda até a hora de dormir.

Analise o tempo que você gasta para fazer cada tarefa e em qual horário a sua produção se torna mais fácil de ser encaixada e menos cansativa para você.

Por aqui, em tempos de alta demanda, começo a jornada bem cedo, dou uma organizada na casa no dia anterior e tento focar ao máximo na produção de maneira que eu possa otimizar meu tempo.

Como assim otimizar? Por exemplo, você tem duas encomendas, uma delas tem geleia de morango e outra de frutas vermelhas, se organize para preparar a de morango primeiro e posteriormente a de frutas vermelhas, dessa forma você economiza tempo, água e sabão, tendo que lavar a mesma panela somente uma vez.

Conciliar a rotina é algo desafiador, mas que nos permite focar nossas energias para concretizar as ações necessárias sem desperdiçar tempo e saúde.

Para que isso seja possível você precisa se organizar, tirar um tempo para se auto analisar e ver como o seu negócio pode andar junto com a sua casa.

Eu gosto de organizar a minha rotina do dia seguinte sempre no dia anterior. Analiso o que preciso fazer, quanto tempo em média vou gastar e como posso encaixar meus afazeres.

Só uma coisa: crie rotina, mas não se torne refém de algo engessado. Tem dias que algo vai dar errado, que uma emergência vai aparecer, que uma visita inesperada vai chegar e está tudo bem!

Tirando a questão de encomendas e colocando em prioridade os seus compromissos, os imprevistos devem ser tratados à sua maneira, só não os torne rotina e causa de procrastinação.

Entenda: para que o seu negócio cresça demanda tempo e dedicação.

Um abraço, Mari Prates Cakes.
@maripratescakes

Leia também:

Detalhes que fazem a diferença na confeitaria

Os desafios que nos levam ao crescimento

Como auxiliar o seu cliente na escolha do pedido

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments