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Mix de Produtos

Mix de Produtos

Fotos: Mariana Prates

Vamos falar sobre mix de produtos?

Para iniciar nossa conversa o mix de produtos é a sua “prateleira” de vendas, a qual deve ser formada com produtos básicos, intermediários (que já foram top de linha) e o topo da pirâmide, os tops de linha, os mais desejados, mas também com um valor final maior.

Quando comecei na confeitaria me preocupava em produzir um grande volume de sabores, variedade e tipos de doces, o que era totalmente errado.

Quando começamos, principalmente com produtos a pronta entrega, o ideal é ter um mix de até 15 produtos distribuídos na pirâmide do mix de produtos, tendo na base produtos mais em conta e com variedade maior, na faixa intermediária produtos um pouco mais “caros” e chama tipos e, por último, pelo menos uma opção mais elaborada e que gere maior lucro, pois demanda mais tempo de produção, insumos mais caros, entre outros.

É importante focar no que o seu cliente gosta, apostar inicialmente em produtos diferentes e ter também os básicos, como por exemplo o bom e velho bolo no pote.

Para quem já está com as portas abertas procure fazer uma pesquisa com seus clientes, crie alguma premiação, como descontos no próximo pedido realizado em “x” dias. Além de você incentivar o consumo, em contrapartida, terá mais assertividade na produção das delícias trazendo maior satisfação dos seus clientes.

Ah, e quando eu citei a quantidade de produtos no mix, é uma sugestão de acordo com minha experiência, não sendo necessário você ter 15 produtos prontos todos os dias. Comece com poucos, mas comece com sabedoria para ir crescendo sem prejuízos, por aqui produzimos tudo fresquinho e com muito amor.

Essa sugestão eu uso em tudo que produzo, limito os sabores de bolos festivos, bolos caseiros, brigadeiros, bombons, e demais itens do nosso atelier. Assim eu consigo ter uma menor quantidade de insumos estocados (produto estocado, dinheiro parado) e consigo atender aos pedidos de todos os cardápios imediatamente.

Para quem for começar na confeitaria, basta criar desejo nas pessoas antes de inaugurar. Elabore cardápios originais e feitos de acordo com a expectativa e necessidade dos clientes que vão responder aos seus questionários. Precifique tudo antes de anunciar e principalmente vender!

Seguindo nossas dicas o sucesso será plantado em cada atitude e o resultado não poderá ser outro.

Espero que você pratique e compartilhe as nossas dicas, cada uma delas se remetem a experiências próprias.

Com carinho, Mari Prates.
@maripratescakes

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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