Mundo Ela

Bolo de Milho | Receitinha da Nutri

bolo de milho

Foto: Sara Morandi

Antes de chegar na receita do bolo de milho, vamos saber um pouco mais sobre o milho, pois ele é o astro principal da preparação!

Teve seus primeiros registros de cultivo em ilhas próximas ao litoral mexicano, há mais de 7 mil anos. Assim a planta silvestre recebeu o nome de ‘milho’, de origem indígena caribenha, com o significado de ‘sustento da vida’. Muito usado pelos incas, maias e astecas, o grão foi a base da alimentação das sociedades antigas e todas as atividades em grupo eram feitas em função de seu plantio. Todavia com o período de colonização do continente americano e as grandes navegações, o alimento ganhou o mundo e se tornou um dos primeiros itens de cultura mundial, perdendo apenas para o trigo e o arroz.

No Brasil, o milho fazia parte do dia a dia dos índios antes mesmo da chegada dos colonizadores, que aproveitavam todas as partes do vegetal. Mas com a vinda dos portugueses, surgiram novos pratos à base de milho e seu consumo aumentou significativamente.

Nutritivo e saboroso!

Não é apenas pelo prazer do paladar que o milho deve aparecer com mais frequência na dieta alimentar. Possui fibras e nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Mas para um consumo saudável do milho, a recomendação é de não adicionar muita gordura ou açúcar durante o preparo.

Vamos à receita do bolo de milho…

Esse bolo é fofinho, cremoso e tem um gosto muito saboroso!

Ingredientes:

  • 1 lata de milho verde (com o líquido)
  • 1\2 xicara de óleo de coco
  • 1\2 xícara de leite de coco
  • 1 xícara e meia de açúcar demerara ou mascavo ou adoçante natural
  • 1 xícara de fubá
  • 4 ovos
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo integral (pode substituir por farinha de aveia ou farinha de arroz para ser uma receita sem glúten)
  • 2 colheres de sopa de coco ralado
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • 1 xícara de queijo minas meia cura picado em quadradinhos com o tamanho de mais ou menos 2cm.

Modo de preparo:

Primeiramente, em um liquidificador, adicione o milho verde, o óleo, o leite de coco, o açúcar, o fubá, as gemas dos ovos, a farinha de trigo, e liquidifique. Em seguida bata as claras em neve. Logo depois passe o conteúdo do liquidificador para um bowl e incorpore as claras em neve com a ajuda de um fouet ou espátula, em movimentos suaves, de baixo para cima, até que fique homogêneo. Acrescente o coco ralado e o fermento mantendo o mesmo movimento; Despeje a massa em uma assadeira untada e espalhe por ela os quadradinhos de queijo; Leve para assar, em forno preaquecido a 180 °C, por 55 minutos ou até que o palito saia limpo.

Por Sara Morandi
@saramorandi

Leia também:

Dia dos pais | Uma mensagem especial

Datas comemorativas, você deve mesmo parabenizar todas?

Para onde brasileiros já podem viajar?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments