Mundo Ela

Pão de queijo fit

pao de queijo fit

Foto: Sara Morandi

Essa versão de receita de pão de queijo é saudável e ficou simples e saborosa! Nela usamos iogurte e não adicionamos nenhum óleo.

Essa receita trata-se de um pãozinho popularmente conhecido por ser mineiro, com uma massa elástica, saborosa e cheia de queijo.

A origem do pão de queijo é um mistério nas páginas da história da culinária brasileira. Não se sabe exatamente quando e quem inventou a iguaria, mas os estudiosos da área afirmam que os primeiros registros da feitura do pão de queijo datam do século XVIII. Há relatos de que surgiu quando as cozinheiras das fazendas mineiras utilizavam em suas receitas de pães a farinha de mandioca já que havia escassez da farinha de trigo, que na época era importada, cara e muitas vezes, chegava a Minas Gerais imprópria para o consumo. Elas cozinhavam para os senhores e, junto com o polvilho, eram adicionados os queijos que sobravam e endureciam (que nada mais era do que o queijo curado).

Essa versão de receita de pão de queijo é saudável e ficou simples e saborosa! Nela usamos iogurte e não adicionamos nenhum óleo. Os alergênicos ao ovo também podem se deliciar já que ele não faz parte dos ingredientes também.

Foto: Sara Morandi

Ingredientes:

  • 1 pote de iogurte natural integral (170g);
  • 1 xícara e 1/3 de queijo ralado (100g), compre em pedaço e rale em casa;
  • 1 xícara e 1/3 de polvilho azedo (150g);
  • 1 colher de sopa de semente de linhaça ou chia (opcional);
  • 1 colher de chá rasa de sal;

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e amasse até ficar uma massa que não grude nas mãos. Faça bolinhas e coloque em uma forma untada e enfarinhada (como é uma massa que não tem óleo, pode grudar na forma), leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por uns 20 minutos ou até estarem dourados (no forno a gás pode demorar um pouco mais). Pode ser colocado em um pote para congelar, assim quando bater aquela vontade é só por assar!

Foto: Sara Morandi

Por Sara Morandi
@saramorandi

Leia também:

Servos por amor

De olho nas patas!!!

Áries, o pioneiro destemido

Relacionamento depois dos filhos

Erros comuns nas viagens


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments