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Eu preciso estar em todas as redes sociais?

Eu preciso estar em todas as redes sociais?

Foto: Carla Morandi

As redes sociais vêm ganhando cada vez mais espaço e têm se tornado um dos principais meios de comunicação na atualidade.

Mas será que a sua empresa precisa investir em todas elas? Essa é uma dúvida muito comum das marcas, já que, por meio das redes sociais é possível criar um vínculo maior com os clientes e desenvolver campanhas para atrair novos.

E a resposta é… claro que não! Você não precisa estar em todas as redes sociais do momento. Tudo bem que o Tik Tok é uma das queridinhas hoje, mas o que adianta você criar um perfil ali se a sua persona é mais velha, mais séria, e está no Facebook, por exemplo?

Curiosidades

Você sabia que em 2019, 78% das empresas brasileiras já tinham um perfil em alguma rede? Além disso, 58% já faziam vendas pela web.

Esses números são de um levantamento realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).

A pesquisa realizada com mais de 7 mil empresas do Brasil também mostrou que 54% tinham site próprio e 54% também faziam uso do WhatsApp e Telegram.

Com a pandemia do novo Coronavírus, o mundo se tornou ainda mais digital. E ficou cada vez mais difícil não marcar presença nas redes. Afinal, quem não investir em marketing digital, vai ficar para trás!

Se quiser saber por que investir em marketing digital, clique aqui.

Em qual rede social devo investir?

Você agora deve estar se perguntando: “Ótimo! Já sei que preciso estar nas redes sociais. Mas qual delas é melhor para o meu negócio?

O primeiro passo é entender o seu público e as redes sociais disponíveis. Vamos lá?

Blog

O blog não é uma rede social, mas uma mídia social muito importante na estratégia de marketing digital.

É uma ótima forma de criar autoridade. Ali você mostra que realmente entende do assunto que vende e passa confiança para seus potenciais clientes.

Além disso, ele pode ser encontrado em pesquisas nos buscadores, como o Google. O que é ótimo para que as pessoas conheçam a sua marca ao procurar por um tema específico.

E pode ter certeza, quando você oferece conteúdo de valor, as pessoas lembram de você quando precisam.

YouTube

Muitos não consideram o YouTube uma rede social. Mídia social ou rede social, essa plataforma também é uma ótima opção para a sua estratégia de marketing digital.

O YouTube também é uma ótima rede para criar autoridade. As pessoas vão até lá quando precisam aprender algo. Essa é a hora de você mostrar que realmente entende do assunto.

A pessoa está na plataforma para resolver um problema. E mais uma vez, se você ajudar, uma hora ela acaba te retribuindo. Por mais que não compre seus produtos e/ou serviços, ela pode te indicar para alguém que o faça, por exemplo.

Facebook

Essa é uma ótima rede social para linkar com seu site/blog ou até mesmo seus vídeos no YouTube. Como ela permite que você use link clicável você pode direcionar as pessoas para seus conteúdos mais complexos em outras redes.

Além disso, é uma rede para quem gosta de se informar. As pessoas e empresa têm usado o Facebook para divulgar notícias. Então, muitas vezes o público está ali para se atualizar.

Instagram

O Instagram surgiu com uma proposta inicial de publicar imagens e de coisas insta, ou seja, aqui e agora.

Apesar de ainda permanecer com essa ideia, o Instagram é uma rede social mais íntima. Ótima para criar uma aproximação com o seu público.

Então, além de ver o conteúdo das marcas, as pessoas buscam ali um pouco sobre os bastidores, a vida pessoal de quem está por trás da marca, etc.

Dessa forma, é possível ter uma maior proximidade com a sua audiência, criando confiança e aumentando as chances de conversão.

Twitter

Essa é uma ótima rede para atualidades. Por ser uma rede rápida que gera bastante interação entre os usuários, ela é ótima para quem trabalha com tecnologia, ciência e cultura, por exemplo.

LinkedIn

Maior rede social corporativa do mundo, o LinkedIn tem foco em contatos profissionais, ou seja, ao invés de adicionar os amigos e familiares, temos conexões. Ao invés de páginas, companhias.

É possível criar currículos, buscar empregos e fazer contatos profissionais em todo o mundo.

Para empresas, essa é uma ótima rede social para recrutar candidatos, além é claro, de mostrar sua expertise.

WhatsApp

Um dos aplicativos mais populares em todo o mundo, o WhatsApp pode ser uma ferramenta perfeita para o seu negócio.

Além de promover produtos ou serviços, você pode aproximar seu público e estimular um relacionamento positivo com os clientes.

Ótima rede para quem mexe com vendas!

Telegram

Assim como o WhatsApp, o Telegram também tem uma proposta de aproximar seu público e desenvolver relacionamentos positivos com os clientes.

Apesar da semelhança com o rival, o Telegram possibilita anexar arquivos nas mensagens, criar grupos com até 200 mil usuários ou canais para que a empresa se comunique com uma grande quantidade de pessoas, enquetes, e muitas funcionalidades úteis para a sua estratégia de marketing digital.

Pinterest

Majoritariamente feminina, a rede social traz uma proposta de mural de referências. É possível criar pastas para guardar suas inspirações e também baixar as imagens.

É uma ótima aposta para quem trabalha com os nichos de moda, maquiagem, gastronomia, viagens, casamento, arquitetura e design.

Tik Tok

Queridinha do momento, o Tik Tok está ganhando o coração da população mundial. Com mais downloads que o Instagram, essa rede social aposta no humor para conquistar o público e gerar uma maior aproximação.

Se você trabalha com produtos e serviços para um público mais jovem, pode se dar bem nessa rede! Isso porque, o público de 16 a 24 anos marca presença por ali!

Podcast

O Podcast é um conteúdo em áudio que possibilita que as pessoas acompanhem seu conteúdo a qualquer hora e lugar.

Além da praticidade, o Podcast é ótimo para você mostrar que realmente entende do assunto e, dessa forma, conquistar a confiança do seu público.

E o conteúdo, pode ser o mesmo?

Escolhidas as redes sociais que mais fazem sentido para a sua empresa, de acordo com o perfil da sua persona, é necessário pensar no conteúdo.

Cada uma deve ter conteúdos diferentes? Não!!!

A linha editorial pode ser a mesma para todas as redes sociais. O que muda é a forma de produzir o conteúdo.

Enquanto você faz um texto mais elaborado para o blog, pode escrever um post mais enxuto no Instagram e desenvolver vídeos mais extensos e explicativos no Youtube.

Além disso, você pode fazer uma chamada no Facebook para o seu conteúdo do blog ou YouTube, utilizando o link.

Para não ficar cansativo para o usuário que te segue em mais redes, você pode alternar as semanas de publicação em cada uma.

Vale lembrar que, apesar de não ser necessário fazer um perfil em cada uma das redes sociais disponíveis, é essencial escolher mais de uma rede para divulgar seus conteúdos.

Lembram quando o Orkut acabou? Ninguém imaginava né? E todo o conteúdo foi perdido. Já pensou se você escolhe apenas uma rede e ela simplesmente é desativada? Você não vai querer perder todo o trabalho e dedicação de anos, não é mesmo?

Precisando de ajuda com o marketing? A gente se comunica!

Por Alessandra Morandi
@agentesecomunica

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.