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Nicho definido, como atingir meu público alvo?

público alvo

Foto: iStock

Está na hora de conhecermos sobre o nosso público alvo, que é aquele que consome o seu produto, que vira cliente, que te indica por onde for

Olá leitores, tudo bem? Na última semana falamos um pouco sobre o que é nicho, sua importância e suas peculiaridades!

Agora que vocês já sabem um pouco sobre o tema está na hora de conhecermos sobre o nosso público alvo, que é aquele que consome o seu produto, que vira cliente, que te indica por onde for e que o seu produto ou serviço resolve o problema ou a demanda.

Na confeitaria esse público alvo deve ser bem definido para que você possa se comunicar melhor com ele, por exemplo: se eu tenho uma loja que fornece doces personalizados para festas infantis eu preciso me cercar de parceiros que têm o mesmo público alvo que o meu, talvez através de vendas de pacotes.

Nesse nicho você precisa estudar como convencer aquela mãe, escola, academia que o seu produto atenderá perfeitamente a sua necessidade, como, em mais um exemplo, fornecendo biscoitos decorados que conversem com o tema da festa.

Aqui no atelier trabalhamos com bolos festivos personalizados em chantininho, nos quais são produzidos de acordo com o tema, cores, informações sobre personalidade, profissão, idade e demais dados do cliente ou do aniversariante.

Cada bolo é pensado em conjunto e possui suas particularidades, nada é feito em escala, mas sob demanda, de forma 100% artesanal, pois esse é um dos diferenciais do nosso público alvo: se sentir único em cada mordida.

Quando eu aprendi sobre essas definições técnicas e suas aplicações consegui valorizar minha mão de obra e cada produto que produzimos.

Gerando, desse modo, valor e resolvendo a demanda de cada cliente de forma única.

Se você trabalha com escala, valores menores, alta produção o seu produto deve atender a necessidade de empresas ou clientes que compram por preço, sempre observando as características de cada um.

Por exemplo, se um cliente compra mil bolos no pote para serem entregues em três dias consecutivos, sua demanda é para que o produto seja entregue fresco, bem acondicionado e, provavelmente, sem armazenamento especial para o mesmo. Deste modo, seu planejamento deve ser realizado para a execução em etapas, com valor de entrega agregado e considerando sua capacidade de produção para ter um feedback positivo.

Para você alcançar lugares altos você precisa se dedicar a estudar sobre cada área da sua empresa, mesmo que para muitos você só faça “um bolinho” este é o seu negócio que, se levado à sério, pode crescer e dar bons frutos para você e sua família.

Uma dica muito valiosa que recebi e gostaria de compartilhar com você é sobre a definição correta do público alvo considerando: a missão da empresa, locais que posso/consigo atender com qualidade, idade das pessoas que consomem meus produtos (isso reflete muito no valor agregado que posso colocar em cada doce), sexo, escolaridade e principalmente como meu produto resolve o problema/demanda daquela pessoa.

Tente aplicar nossas dicas que são fruto das nossas experiências e nos conte como tem sido sua jornada.

Com carinho, Mari Prates Cakes.

Por Mariana Prates
@maripratescakes

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.