Mundo Ela

Profissão Social Media

Foto: Carla Morandi

Sim, gente! Gerenciar redes sociais não é uma diversão, mas uma profissão, Social Media, que está cada vez mais em evidência. Principalmente após o início da pandemia do novo Coronavírus, quando as pessoas começaram a enxergar as redes sociais com outros olhos…

Social media é uma ótima profissão para você, que sonha em ter seu próprio negócio. Mas você sabe exatamente o que ele faz? Então fica comigo que vou te contar tudo nesse texto!

O que faz um social media?

Não é novidade para ninguém que ele é o profissional que gerencia redes sociais. Mas será que esse trabalho é tão simples assim?

Afinal, quase todo mundo tem um perfil em pelo menos uma rede social e sabe mexer muito bem nela, certo? Calma que não é bem assim!

As redes sociais pessoais são bem diferentes das profissionais. Além de ter funcionalidades diferentes, você precisa pensar muito bem no conteúdo postado ali.

Então vamos entender o papel desse profissional!

O social media pode produzir todo tipo de conteúdo nas redes que gerencia, como imagens, textos e vídeos.

Mas então ele tem que ser especialista em designer, redação e edição de vídeo? Não necessariamente. O designer, o redator e o editor podem se especializar em conteúdo para redes sociais.

Logo, eles seriam designer social media, redator social media e editor social media. Além disso, o ele também pode trabalhar com tráfego pago e inbound marketing, redigindo alguns e-mail e releases, por exemplo.

E os textos longos de blog? Também podem ser feitos pelo social media? Sim! Ele pode ser um especialista em textos e produzir esse conteúdo para seus clientes.

Estratégia

Esse profissional pode saber de tudo um pouco e gerenciar sozinho, com sucesso, as redes do seu cliente. Ele pode também ter uma equipe, cada um com a sua expertise.

Mas o que ele NÃO pode, de forma alguma, não saber fazer? Estratégia de conteúdo!

Ele deve ser um bom estrategista. Essa é a função principal desse profissional. Isso porque, é a estratégia que vai fazer com que o posicionamento da empresa nos canais digitais atinja o objetivo do cliente.

Quando uma empresa contrata uma equipe de marketing digital, ela está buscando resultados. E é exatamente isso que o social media precisa entregar para o cliente!

Dessa forma, é essencial que o profissional entenda os objetivos da empresa e trace a estratégia perfeita para alcançar os resultados desejados.

A partir disso, o social media desenha as personas do cliente, cria um calendário de conteúdo e acompanha os resultados para entender o que está dando certo, para ser mantido, e o que não está, para ser modificado.

Você não sabe muito bem como definir a persona? E como criar uma linha editorial? Fica comigo que vou trazer tudo isso para vocês nos próximos textos! A gente se comunica!

Por Alessandra Morandi
@agentesecomunica

Leia também:

Mas quanto Juliette ganha?

Janones sofre ataques por lamentar 500 mil mortes no País

Como comprar vinho? Leia e descubra!


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Empreendedorismo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments