Mundo Ela

Saiba como se tornar uma fotógrafa de esportes

fotografa Cristiane Mattos

Cristiane Mattos - fotógrafa de esportes

Não sei se vocês já repararam nos fotógrafos que geralmente ficam atrás do gol numa partida de futebol. Dos 20 profissionais cadastrados para uma partida 2 ou 3 são mulheres. Para ser uma fotógrafa de esportes precisa ter muita disposição e paixão pela profissão, afinal são mais de 5 horas em pé, atrás do clique perfeito!

A fotógrafa Lívia Villa Boas criou em 2013 a Staff Images, uma agência focada em fotografar os patrocinadores das grandes competições. Hoje, atendem 7 competições e tem fotógrafos em 10 países. Não satisfeita, em 2021 lançou a Staff Images Woman, cobrindo hoje 2 competições e contam com mais de 25 fotógrafas cadastradas.

Quando perguntei se ela passou por algum tipo de preconceito, ela me disse que sempre foi olhada com desconfiança, e sempre achavam que não iria durar no meio.  Vejam onde ela chegou!!!

Lívia era a única fotógrafa brasileira na final da Libertadores de 2018 em Madri. A agência esse ano, fez a cobertura de todos os jogos do Brasileirão Feminino Série A1 e A2, em parceria com a CBF.

“Estamos muito satisfeitos em realizar esse trabalho. A minha ideia com a criação da agência é dar oportunidades para as fotojornalistas e entregar um material de qualidade para as competições e para os patrocinadores como o futebol feminino merece. Neste trabalho divulgamos fotos em tempo real e demos visibilidade a esses patrocinadores”, explicou Lívia.

A fotografa Cristiane Mattos, é uma figura bem conhecida aqui nos estádios de Minas Gerais, ela lembra que em 2013 a presença feminina era muito menor, e das pessoas olharem por cima, com um certo ar de desagrado. No passado o mundo era muito mais machista, hoje melhorou muito mas o preconceito ainda existe. Mas ela sempre acreditou no lema “Onde há vontade, há chance de dar certo.” E deu mega certo! Na minha humilde opinião a Cris é uma das melhores na área!

Uma foto muito marcante para Cris, foi a do preparador de Goleiros do Racing, no final do jogo contra o Atlético Mineiro fazendo gestos racistas pra torcida do Galo, como se estivesse descascando uma banana. Ela conseguiu denunciar uma atitude inaceitáveis embora ainda hoje aconteça com muita frequência.

Membro da Comissão Técnica do Racing faz gesto racista – descascando uma banana – na final da partida entre Atlético e Racing, pela Libertadores 2016, no Estádio Independencia, em Belo-Horizonte (MG) | Foto: Cristiane Mattos

Você que ama fotografia e quer seguir nessa carreira, para ter acesso a um estádio de futebol, é necessário ser associado à ARFOC – Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos- e para isso é imprescindível que tenha um bom portfólio e no mínimo 3 anos de publicações.

Existem várias modalidades esportivas que não exigem credenciamento, para juntar esse material a dica da Cris é que você participe ativamente de evento esportivos na sua cidade, futebol de várzea, vôlei, pistas de skate, se você acha que tem potencial faça boas fotos, procure a assessoria de imprensa responsável pelo evento tente vender as suas fotos, ou então faça uma permuta, peça pra pagarem o seu transporte, a sua alimentação e hospedagem caso seja necessário em troca de algumas fotos para divulgação, assim você tem a oportunidade de mostrar o seu trabalho e permitir que outras pessoas conheçam e montar o seu portfólio , quem sabe no próximo ano você possa ser o fotografo oficial — Declara Cristiane Mattos.

Bora pra luta!!!Não basta querer, você também precisa lutar! Sonhos só se tornam realidade se você batalhar!

Por Elisa Moyses
@elisa.moyses

Gostou? Então veja abaixo mais matérias da Elisa pra o Mundo Ela:

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

Tudo que você queria saber sobre o jogador Hulk, em um só lugar

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Esporte

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hissa

Ótima matéria. Continue assim

Elisa

❣️😊

Danielle

Adorei 👏🏼👏🏼👏🏼

Elisa

😊obrigada

Priscilla

Reportagem excelente!

Elisa

Obrigada 😊

Guilherme

Excelente matéria!!!

Elisa

Obrigada 😊

BERNARDO GREGORI NASCIMENTO RESENDE

Muito legal 👏👏👏👏👏… parabéns.
SUCESSO

Elisa

Obrigada 😊

Jeniffer

Gente… amei este lema! “Onde há vontade, há chance de dar certo“
Levarei pra vida!!!
Elisa… parabéns!!! Você sempre muito acertiva nas escolhas das suas matérias !!! Adoro!!! Parabéns!!!

Elisa

Também gostei desse lema!!!!
Obrigada 😊❣️

Renata

Bora para luta 💪🏻💪🏻💪🏻 Excelente reportagem! 👏🏻👏🏻

Elisa

Obrigada 😊

CRISTOVAO José de Oliveira Silva

Conteúdo fantástico

Elisa

Obrigada 😊

Cristiane

Perfeito 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Elisa

Obrigada 😊