Mundo Ela

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

base coimbra

Foto: Divulgação Coimbra

Tornar-se um jogador de futebol profissional é uma caminhada que deve começar cedo, normalmente as crianças iniciam em escolinhas colocadas pelos pais

Bom, eu tenho zero habilidade com a bola, mas, já estou na fila para a próxima encarnação ser jogadora de futebol! Também com os salários bilionários que recebem hoje em dia, quem não quer?

Tornar-se um jogador de futebol profissional é uma caminhada que deve começar cedo, normalmente as crianças iniciam em escolinhas colocadas pelos pais e quando começam a atingir determinado nível técnico visto pelos treinadores destas escolinhas, levam seus filhos para testes em categorias de bases de times profissionais. Sendo que, essas indicações podem ser feitas pelo próprio treinador da escolinha ou mesmo pelas centenas de olheiros que passam os dias assistindo estes treinos em busca de uma pedra preciosa.

É de estrema importância que os pais tenham consciência dos cuidados que devem ser tomados com seus filhos, tanto da saúde física como a mental, sendo necessário acompanhamento médico e psicológico.

Afinal, é incontável o número de meninos que tentam à carreira e devem ser preparados para darem continuidade ou não para ela, pois pode gerar uma frustração muito grande na criança em caso de não ser selecionado nesses testes, ocasionando inclusive uma persistência desnecessária.

O Coimbra Sport Clube, time de Contagem, tem como especialidade a formação de atletas de base, e para isso, teve que montar uma estrutura não só física, mas principalmente na área de recursos humanos com fisiologistas, fisioterapeutas, médicos, nutricionista e psicóloga.

Ele recebe mensalmente de 10 a 15 meninos para testes com idade acima de 16 anos, e conta hoje com um elenco de aproximadamente 35 jogadores que disputam as competições de base.

Para atletas de 12 a 15 anos o Coimbra conta com uma parceria com um projeto chamado Futgol, onde esses atletas são preparados para se incorporarem ao Coimbra ao completarem 16 anos.

Os adolescentes do Coimbra, contam com o apoio psicológico da profissional Alana Ferraz que acredita que a psicologia é essencial em todos os esportes, principalmente no âmbito profissional dentro de uma comissão técnica. No Coimbra ela traça um perfil psicológico dos atletas, com o intuito de auxiliar a Comissão Técnica quanto a abordagem que será feita aos mesmos, respeitando a individualidade de cada jogador e absorvendo o melhor de cada um. Ela realiza também um trabalho em grupo com os atletas, voltado para o motivacional, e também o trabalho individual, em consultório, que pode se dar tanto por busca do atleta, como por demanda da comissão.

Alana Alves Ferraz – Psicóloga dos atletas de base do Coimbra Sport Clube

A base do Cruzeiro já revelou jogadores de nível internacional como: Dirceu Lopes, o maior camisa 10 da história do clube, Ricardinho, o meio-campo com 411 jogos com a camisa celeste, Piazza um dos melhores volantes do futebol e Ronaldo Fenômeno que dispensa apresentação! O time azul nesta temporada já usou mais de oito jogadores da base.

A psicóloga Michele Dias conta como é esse trabalho de transformação de um atleta profissional.  “A Psicologia do Esporte nas categorias de base do Cruzeiro tem a premissa de executar um trabalho dando ênfase nos aspectos do atleta como pessoa, cuidando da sua saúde mental.”

Michele Dias – Psicóloga dos atletas de base do Cruzeiro

Dessa forma, aspectos psicológicos são trabalhados de pontos que emergem do campo. Para isso, a psicologia anda ao lado dos treinadores e de uma equipe multidisciplinar para que possa tomar as melhores ações, sendo elas trabalhos individuais ou coletivos. Acreditamos que dessa forma, eles possam estar mais seguros nos vários momentos de grandes desafios em suas carreiras, incluindo subir para o profissional.

Trabalhar em um clube gigante como o da Raposa, e ter a diretoria apoiando o trabalho, onde podemos trocar ideias para as melhores ações tem um grande diferencial. Como gostamos de falar ‘’Juntos somos mais fortes”.”

Nos últimos cinco anos os times que mais utilizaram a base foram: Santos, Atlético Paranaense, Coritiba, Goiás e o Fluminense.

Por Elisa Moyses
@elisa.moyses

Gostou? Então veja abaixo mais matérias da Elisa pra o Mundo Ela:

O Boxe está de volta
Tudo que você queria saber sobre o jogador Hulk, em um só lugar
Tudo que você queria saber sobre o jogador Hulk | Parte 2

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Esporte

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiane

Adorando as matérias!

Elisa

Obrigada 😊

Renata

Matéria sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻

Elisa

😊😍

Hissa

Muito top a matéria com importantes colocações. Parabéns

Marcelo

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Elisa

😊😊

Jeniffer

Parabéns Elisa!!!! Top demais!!!

elisa

Obrigada 🙂

BERNARDO GREGORI NASCIMENTO RESENDE

Muito top as matérias e temas… parabéns

elisa

Obrigada! Continue acompanhando 🙂

Guilherme

Muito bom! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

elisa

🙂