Mundo Ela

Jogos Olímpicos, luta e perseverança: Mesmo diante de tantos desafios, mulheres resistem e dão aula de superação

símbolo dos jogos olímpicos, os anéis olímpicos, desenhado por cima do mapa mundi na cor dourada

Foto: Dan Onaca por Pixabay

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão logo aí! No dia 23 de julho inicia a tão esperada competição, que foi adiada diversas vezes devido a pandemia da covid-19.

E para esta edição, qual será a história que ficará marcada na memória de todo o mundo? Na última vez, em 2016, Rafaela Silva, a judoca brasileira, foi um dos destaques e deu aula de superação.

Na sua primeira participação nos Jogos Olímpicos, em 2012, a atleta, mulher, negra, da periferia, foi desclassificada contra a húngara Hedvig Karakas, por ter aplicado um golpe irregular. Sofreu inúmeras críticas nas redes sociais e foi vítima de ataques racistas.

Anos depois, nos jogos que aconteceram no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e foi criada, Rafaela deu a volta por cima nos tatames olímpicos.

Na decisão, a atleta derrotou a judoca Dorjsürengiin Sumiya, da Mongólia, para conquistar a tão sonhada medalha de ouro.

Assim, Rafaela Silva se tornou campeã olímpica, calou críticos e se transformou em uma importante voz no combate ao racismo.

As Olimpíadas sempre são palco para mulheres atletas mostrarem que são competentes, visto que, em outras competições, a visibilidade e o reconhecimento são baixos. Muitas vezes, quase inexistentes.

A prática de mulheres em todas as modalidades esportivas carrega muita luta, perseverança e garra daquelas que sonham em ter o esporte como uma profissão.

Apesar de todo o preconceito, essas mulheres resistem, diariamente, e ganham seu espaço com muita persistência.

E certamente, daqui algumas semanas, nas Olimpíadas de Tóquio, teremos mais uma bela história de superação para contar aqui. É só aguardar!

Por Laís Politi
@laispoliti

Leia também:

Entra Luciano Huck, sai Faustão do domingão

Coletores menstruais – Excelentes para a saúde íntima e para o meio ambiente

Sacadas para montar e vender uma consultoria online

Desmistificando termos da astrologia! Leia e fique por dentro


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments