Nesse mês das mulheres vamos postar a historia de grandes inspirações brasileiras para nos motivar nos dias atuais. Hoje vamos falar de Anita Garibaldi e Princesa Isabel.
Anita Garibaldi (1821-1849) – Líder militar
Anita Ribeiro de Jesus, conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em Morrinhos, atual Laguna (SC). Casou-se aos 14 anos, mas abandonou o marido. Em 1839 conheceu Giuseppe Garibaldi, um italiano que fugia de uma sentença de morte na Itália.
Marinheiro mercante, os conhecimentos de Garibaldi foram fundamentais para os rebeldes gaúchos e catarinenses que estavam em guerra contra o governo imperial. Este episódio passou à história como Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.
Anita Garibaldi se uniu a Giuseppe, com ele lutou pela implantação da república do Rio Grande e tiveram seu primeiro filho. Mais tarde, iriam para o Uruguai onde combateriam o ditador argentino Juan Manuel Rosas. Em Montevidéu, se casariam e nasceriam mais três filhos do casal.
Em 1847, Anita Garibaldi vai para Itália saber se o marido poderia retornar ao país e com isso, ambos se juntam, em 1848.
O casal lutaria pela unificação italiana, tentando expulsar os austríacos da região da Lombardia. Durante a campanha, porém, Anita adoece e vem a falecer.
Por sua participação em guerras nos dois continentes, Anita Garibaldi é chamada a “Heroína dos dois Mundos”
Princesa Isabel (1846-1921) – Princesa Imperial do Brasil

A princesa Dona Isabel do Brasil foi a segunda filha do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Dona Tereza Cristina. Após o falecimento dos seus irmãos foi declarada herdeira do trono brasileiro e aos 14 anos jura a Constituição imperial.
Casou-se em 1864 com o príncipe francês Gaston de Orleães, conde d’Eu e com ele teria três filhos.
A fim de prepará-la para suas futuras funções, Dom Pedro II a deixou como regente durante três vezes. Nessa ocasião, assinaria leis que visavam favorecer a abolição da escravatura no Brasil.
Em 1888, após intensa luta política, a princesa assina a Lei Áurea que acabaria com a o trabalho escravo no país.
No entanto, a elite agrária e o Exército brasileiro não perdoariam o gesto. Em 15 novembro de 1889, um golpe de Estado proclama a República e a família imperial brasileira é expulsa do Brasil e exilada na França.
A princesa Dona Isabel jamais voltaria viva ao Brasil tendo morrido na França.
Texto retirado do site: https://www.todamateria.com.br/mulheres-que-fizeram-a-historia-do-brasil/
Leia também:
Grandes Mulheres Brasileiras – Índia Paraguaçu
Rute e Ester na Estrada das Escolhas
Reutilização criativa – já ouviu falar em Upcycling?
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.