Mundo Ela

Grandes Mulheres Brasileiras – Índia Paraguaçu

  • por em 8 de março de 2021
Paraguaçu

Nesse mês das mulheres vamos postar a historia de grandes inspirações brasileiras para nos motivar nos dias atuais. Vamos começar com a Índia Paraguaçu.

Paraguaçu (1495-1583) – Índia Tupinambá

Paraguaçu era uma índia da tribo dos tupinambás, filha do cacique Taparica que deu nome à ilha de Itaparica. Sua vida mudou depois que conheceu o português Diogo Álvares Correia, o Caramuru.

Em 1528, o casal ruma para a França, onde ela recebe o batismo na igreja de Saint-Malo. Convertida ao catolicismo adotaria o nome de Catarina do Brasil ou Catarina des Granges. O casal também contraiu matrimônio nesta cidade francesa e teriam quatro filhas.

Paraguaçu ajudou ao marido na tarefa de fundar Salvador, abriu igrejas e protegeu conventos. Faleceu em 1583 e legou todos seus bens aos beneditinos. Os restos mortais de Paraguaçu estão na Igreja e Abadia de Nossa Senhora da Graça, em Salvador.

Maria Tomásia Figueira Lima (1826-1902) – Abolicionista

Maria Tomásia Figueira Lima veio de família abastada, nascida na cidade de Sobral (CE).

Casada em segundas núpcias com o abolicionista Francisco de Paula de Oliveira Lima, fundou, em 1882, a Sociedade Abolicionista das Senhoras Libertadoras, uma seção da Sociedade Libertadora Cearense.

O objetivo da instituição era alforriar escravos, pressionar o governo a abolir a escravidão e conscientizar o maior número de pessoas para este fato.

No dia da sua posse como presidente da sociedade, foram entregues 83 cartas de alforria a escravos

Contou com ajuda de Maria Correia do Amaral e Elvira Pinho, e o próprio José do Patrocínio louvou o trabalho daquelas senhoras cearenses.

Em 1884, após debates, greves e pressão social, a Assembleia Legislativa provincial decretou o fim da escravidão no Ceará, a primeira a fazê-lo no país.

Faleceu em 1902 (ou 1903) no Recife.

Texto: https://www.todamateria.com.br/mulheres-que-fizeram-a-historia-do-brasil/

Leia também:

Mulheres Empoderadas e Empreendedoras

Veja 10 sinais de que você pode estar em um relacionamento abusivo

Comece o ano lucrando e com foco na Páscoa!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Inspiração
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments