Mundo Ela

Saiba o que é o Empoderamento Feminino e sua importância na sociedade

Foto: Freepik

Muito se fala sobre o Empoderamento Feminino, também conhecido como “empoderamento das mulheres”, mas poucos conhecem o principal objetivo deste movimento na sociedade, que conta com o apoio da ONU Mulher e de diversas ONG’s (Organizações Não-Governamentais). Diante disso, através deste artigo, vou apresentar para vocês o que é o Empoderamento Feminino e seus principais objetivos.

O empoderamento feminino é um movimento feito por mulheres que realizam ações com o objetivo de mostrar para a sociedade que não há diferença de gênero, entre homens e mulheres, e que as mulheres não podem ser inferiorizadas, simplesmente por ser mulher. Esses grupos lutam pela total igualdade em diversos cenários sociais.

Este movimento é para fortalecer a ocupação de mulheres em espaços de decisão em empresas privadas e públicas. Além disso, apoiam mulheres a ocupar cargos no poder executivo e legislativos, pois a política é o instrumento legal que elabora e cria leis que buscam essa igualdade importante para o futuro da sociedade, principalmente nos aspectos que estão relacionados com a mulher.

As mulheres começaram essa luta no século XIX, quando um grupo da classe média iniciou uma luta para buscar os direitos jurídicos e políticos. Essas foi em busca ao direito de voto e ao direito de trabalhar fora do lar. No Brasil, por exemplo, o voto feminino foi regulamentado apenas no ano de 1934, há 83 anos, quando ocorreu a elaboração da nova Constituição. Além do voto, às mulheres, lideradas pela ativista Bertha Lutz, conquistaram os direitos trabalhistas, equiparando os salários das mulheres com os homens e proporcionando a licença-maternidade.

A ONU Mulher e o Pacto Global criaram 7 princípios básicos para o empoderamento feminino no âmbito social e profissional, para apoiar a classe empresarial a implementar em seus negócios práticas que visam a igualdade de gênero e o empoderamento dessas mulheres.

  • Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  • Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
  • Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  • Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  • Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
  • Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  • Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Embora o empoderamento feminino seja liderado por mulheres, ele conta com o apoio dos homens, que precisam enxergar as mulheres de forma igualitária no trabalho e no ambiente pessoal. E os homens que tem essa visão, de igualdade, tem o dever de colaborar com este movimento, quando estiver em rodas de conversas com outros homens, mostrando para os colegas, amigos e parentes que não há diferença entre os gêneros.

Por Carol Canabrava
@carolcanabrava

Leia também:

Entra Luciano Huck, sai Faustão do domingão

Jogos Olímpicos, luta e perseverança: mulheres resistem e dão aula de superação

Coletores menstruais – Excelentes para a saúde íntima e para o meio ambiente

Sacadas para montar e vender uma consultoria online

Desmistificando termos da astrologia! Leia e fique por dentro


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Inspiração
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments