Mundo Ela

Datas comemorativas, você deve mesmo parabenizar todas?

  • por em 6 de agosto de 2021
Datas comemorativas

O marketing político deve priorizar a qualidade e não a quantidade de datas comemorativas

Que existem milhares de datas comemorativas, você já sabe! Algumas bem conhecidas, por serem as datas oficiais do comércio, como DIA DOS PAIS, DIA DAS MÃES e por aí vai… no entanto, outras são bem peculiares como DIA DO PADRE…

Essas datas são sim relevantes para você, pré-candidato e também para você, político de carreira. Elas fazem com que seus eleitores se sintam especiais, é fato, mas será que TODAS causam este efeito?

No comércio, as datas comemorativas tem o papel de impulsionar vendas, mas para o marketing político, o sentido e objetivo destas datas é outro: aumentar sua conexão com seu eleitor.

Assim separei 02 dicas para você observar antes de usar uma data comemorativa. Observe se o que vou te mostrar agora, faz sentido e só então aplique em sua estratégia de marketing.

1 – USE AS DATAS COMEMORATIVAS COM MUITA SABEDORIA

Não sai por aí, fazendo post sobre tudo, parabenizando tudo. Algumas datas tem relevância com o que você diz e estão alinhadas ao seu discurso e mas outras não tem a menor conexão. Por exemplo, não adianta você parabenizar pelo Dia do Engenheiro, se você não é engenheiro, se não trabalha ligado a engenheiros, fica vazio, sem sentido e acaba parecendo falso para quem recebe a tal homenagem. Agora, se você tem formação de engenheiro, faz muito mais sentido, né?

2 – FAÇA UM PLANEJAMENTO DAS DATAS COMEMORATIVAS RELEVANTES

Quando você faz uma homenagem genuína, ela toca o coração das pessoas. Para isso é necessário um bom PLANEJAMENTO DE DATAS COMEMORATIVAS, pois tudo que é feito sem planejamento acaba ficando frio e pouco emocionante.

Vamos a um exemplo prático, o dia do GARI! Estes profissionais que lutam para manter nossa cidade limpa, diariamente, merecem todo nosso carinho e respeito, não é? Homenageá-los pode ser super legal, mas tem que ser feito de uma forma bem pensada, planejada. Não é apenas postar, parabéns GARIS… isso não vai gerar conexão alguma deles com você. Mas, um dia antes, você reunir os GARIS do seu município para um café é bem mais relevante, né?

Dessa forma se você é pré-candidato, se você for a sede deles e pedir para acompanhar o dia de trabalho, ver e sentir na pele como é e quem sabe até levar uma pequena lembrança, um bombom que seja, aí faz sentido, gera conexão e aproxima.

Aproveitando, domingo é DIA DOS PAIS e todos temos pai, né? Aproveite essa data para além de mostrar a todos seu papai, falar um pouco dos ensinamentos dele para sua vida e carreira! Isso gera conexão e mostra humanização.

Eu sou a Mari Couto e trabalho com marketing político. Minha missão de vida é potencializar o que pré-candidatos e políticos de carreira tem de bom a compartilhar, e eu uso estratégias de marketing, especialmente digital para isso.

Por Mari Couto
@dicasmaricouto

Leia também:

Leão, orgulho de ser quem sou

Pescaria de Elásticos

As mulheres estão fazendo história em Tóquio

Solidariedade: do digital para as ruas

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments