Mundo Ela

Coloração Pessoal: entenda os benefícios de conhecer as suas cores

  • Avatar
  • por em 21 de abril de 2021

Material usado durante a análise de coloração pessoal. FOTO: MAÍSA ALVES

Saiba tudo sobre coloração pessoal, o teste que permite descobrir as cores que mais harmonizam com a sua beleza

Você se encontra com uma amiga, ela está usando um batom lindo, você anota o nome da cor, compra e depois não consegue usar… já passou por isso? Isso acontece porque a cor do batom não está na sua cartela de cores.

O que é a coloração pessoal?

FOTO: MAÍSA ALVES
Legenda: As cores escuras valorizaram a pele da cliente enquanto as cores claras deixaram a pele manchada e com aspecto cansado.

A Análise de Coloração pessoal é um teste realizado para descobrir as cores certas para cada pessoa, estas cores precisam estar em perfeita harmonia com a beleza da pessoa analisada, levando em consideração as cores da pele, olhos e cabelos.

Com o teste é possível perceber que as cores corretas vão valorizar a beleza natural, iluminar o rosto, disfarçar marcas de expressão e manchas. Também ficará evidente as cores ruins, aquelas que não valorizam a beleza, que vão deixar a expressão pesada e até apagada, vão ressaltar manchas e marcas de expressão. Sabe aquele dia que estava tudo bem, mas várias pessoas te perguntaram se havia algum problema? É provável que você estivesse usando cores erradas nas roupas, cabelos ou maquiagem.

Hoje no Brasil, o método de coloração pessoal mais usado é o chamado de Sazonal Expandido, uma teoria que define 12 possibilidades de cartelas para uma pessoa, o método tem este nome por ser inspirado nas estações da natureza. Cada pessoa tem a sua beleza representada por uma estação do ano que pode ser:

  • Primavera com cores claras, intensas e quentes
  • Verão com cores claras, suaves e frias
  • Inverno com cores escuras, intensas e frias
  • Outono com cores escuras, suaves e quentes

Como descobrir as minhas cores?

FOTO: MAÍSA ALVES
Legenda: O teste é realizado analisando como o rosto da cliente reage com cada grupo de cores.

A Análise de Coloração Pessoal é realizada por um consultor de imagem ou analista de colocação pessoal e o processo é realizado comparando grupos de cores, impressos em placas ou tecidos, próximos ao rosto da cliente.

Todo o processo dura em torno de 30 minutos e a cliente pode acompanhar tudo por um espelho.

Não é possível descobrir a cartela de cores sem a realização do teste.

Não passam de mitos algumas questões difundidas como as que dizem que pessoas de pele fria possuem veias azuladas enquanto as de pele quente possuem veias esverdeadas ou ainda que pessoas de pele quente se bronzeiam enquanto as de pele frias não.

Além disso, a realização da análise de coloração pessoal exige não apenas profissional capacitado, como material e iluminação adequada.

Por que descobrir as minhas cores é importante?

FOTO: MAÍSA ALVES
Legenda: minha adaptação de cores nas roupas, cabelo e maquiagem após análise de coloração pessoal.

Ao final do teste você conhecerá as melhores cores para serem usadas nas roupas, cabelo e maquiagem.

Além disso poderá usar estas cores de forma mais estratégica, realçando sim a sua beleza natural. Mas no entanto, as cores da sua cartela vão por exemplo, te deixar ainda mais bonita!

A coloração pessoal também te ajudará a usar mais cores no seu dia a dia, a escolher o batom ideal, e até a cor de cabelo.

Certamente, descobrir as suas cores também te ajudará a fazer compras mais assertivas e até economizar, porque evitará que você compre cores que não te favorecem e que acabam esquecidas no armário.

Por Maisa Alves
@eu.maisaalves

Maisa Alves é consultora de Imagem especialista em Visagismo, Coloração Pessoal e Estilo. Jornalista com experiência em gestão de imagem e reputação
e-mail: eu@maisaalves.com.br

Leia também:

É hora da revolução da moda!

Vacinação contra a Covid-19 é ampliada em BH

Como aplicar Gatilhos Mentais para alavancar seu negócio e realizar vendas


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Moda e Estilo