Mundo Ela

Adolescência | Saiba como conversar com seus filhos

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Muitos pais e/ou responsáveis acreditam que a adolescência é uma fase da vida em que a comunicação se torna praticamente inviável.

Pois mudam-se as gírias, o comportamento, os interesses, a forma de se vestir, expressar e dialogar.

Mas não estou dizendo que para se tornar próximo aos filhos, os pais devem voltar à adolescência e se transformar para conseguir estabelecer uma relação mais harmônica dentro de casa.

No entanto, meu conselho é: se você quer diálogo, é essencial entender o que se passa na cabeça do seu jovem.

Adolescentes andam em grupo e precisam deles como forma de consolidar sua identidade. Uma das formas de se expressarem é através da linguagem em códigos.

Assim ao invés de criticá-los ou fazê-los, quase que de maneira imperativa, pular para a fase adulta, tente o contrário, Passem a conhecer o novo mundo dos seus filhos.

Descobrir o que eles curtem, ter o mínimo de interesse pelo que eles fazem pode ser um pontapé inicial para qualquer conversa, afinal, é impossível manter relações saudáveis se não existe um mínimo de afinidade e conhecimento.

Pais têm segredos e filhos também têm. Intimidades e espaços devem e precisam ser respeitados. O fato de eles não contarem absolutamente tudo que acontece com eles, não é motivo para achar que a relação está estremecida.

Pais são pais, não são amigos e não devem deixar de lado seu papel enquanto autoridade e figura parental. Mas saber como eles pensam e tentar, de alguma forma, participar de forma mais efetiva do mundo que eles compartilham, vai fazer toda a diferença.

Saibam mais sobre os modismos dessa galerinha, dos aplicativos prediletos, atores do momento, animes, músicas, games e filmes feitos para essa faixa etária. Tudo isso é crucial para melhorar ou conquistar afinidade desejada com eles.

Gostou? Passe o conteúdo para mais pessoas.

Por Dra Jaqueline Bifano
@dra.jaquelinebifano

Gostou? Então veja abaixo outras matérias escritas pela Dra Jaqueline Bifano pra o site Mundo Ela:

Consumo de álcool na adolescência

Autoestima e adolescência

Aborrescência, saiba como lidar com ela!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde e Cuidados
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments