Mundo Ela

A produção de colágeno diminui com o tempo?

Foto de EKATERINA BOLOVTSOVA no Pexels

Isso mesmo! Você sabia que a produção de colágeno pelo nosso corpo diminui à medida que os anos passam?

Por mais que o botox faça desaparecer as linhas de expressão na testa, região dos olhos e nariz, por alguns meses, e o preenchimento com ácido hialurônico devolva volume às regiões da face como malar, bigode chinês e maçã do rosto. Ainda assim, é importante darmos atenção especial a algumas técnicas e procedimentos que conseguem fazer com que nosso organismo seja estimulado a produzi-lo.

Para entenderem melhor, o colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano (quase 40% da nossa composição corporal) e está presente entre os ossos, na pele, nos órgãos, músculos, nas cartilagens articulares e vasos sanguíneos.

Mas com o processo natural de envelhecimento, a sua produção fica cada vez menor. Assim além da idade, é importante levar em consideração fatores ambientais, genéticos e estilo de vida.

No caso da pele, essa redução começa a partir dos 25 anos, e tende ainda mais visível a partir dos 30 anos.

No entanto, graças à medicina estética, cada vez mais avançada, temos, hoje, um arsenal de procedimentos e tratamentos que estimulam a produção de colágeno. Assim eles vão desde aparelhos que aquecem a pele até atingir a fáscia muscular, a bioestimuladores desenvolvidos especialmente para estimular a produção da proteína nas regiões onde são aplicados.

Os resultados são progressivos e naturais e, somados ao botox e aos preenchimentos (quando bem indicados!), citados no início do texto, promovem uma pele saudável, jovem e bonita – de dentro para fora.

Vale a pena conferir!

Por Dr Lucas Miranda
@drlucasmiranda.dermato

Leia também:

Por que pensar de forma interseccional?

A importância do terceiro setor na pandemia

Cachorro não pode comer chocolate

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Saúde e Cuidados
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments