Mundo Ela

Conheça os benefícios dos cosméticos veganos

  • por em 25 de março de 2021
cosméticos veganos

Os produtos sem origem animal estão em alta no mercado da beleza e possuem várias vantagens

Os produtos veganos começaram a se popularizar tanto para aqueles que adotaram o estilo de vida quanto para aqueles que estão ainda em processo. Sem origem animal, o veganismo vai além da alimentação e é adotado em produtos consumidos no dia a dia, cosméticos e até roupas.

Por isso, o mercado vem apostando nesses produtos, como é o caso do setor da beleza. Agora, já se pode encontrar cosméticos veganos nas prateleiras que possuem diversos benefícios.

Não testa em animais

Um dos benefícios é que não são testados em animais, uma das principais causas levantadas por quem é vegano. Alternativas sintéticas e testadas em laboratórios podem ser realizadas para a testagem.

Na embalagem, consegue-se notar o selo de que o produto não é testado em animais. A Cruelty Free International é responsável pelo selo, denominado The Leaping Bunny, que verifica se o produto não possui origem animal e se não tem qualquer crueldade animal na fabricação.

Auxiliam no tratamento de manchas

Cosméticos veganos podem ajudar no tratamento de manchas, isso porque, possuem substâncias como vitamina C, vitamina E, ginkgo e óleo de rosa mosqueta. Junto a um procedimento estético, como lasers e peelings, os produtos são perfeitos aliados no combate às manchas.

Contribuem para a sustentabilidade

A proposta dos produtos veganos é também criar algo que, na fabricação, consome menos água, desmata menos e ocupa menor porção de terra.

Além disso, as embalagens são sustentáveis. As marcas optam por frascos 100% recicláveis e biodegradáveis, feitos de plásticos de garrafas PET.

Produtos de origem animal podem causar danos ao organismo

Muitos produtos de origem animal podem possuir substâncias que causam danos ao organismo, cabelos e pele. Além disso, pode provocar alergias, o que é algo evitado na formulação de cosméticos veganos.

Também, os de origem vegana tendem a beneficiar e melhorar os fios a longo prazo.

Buscas cresceram de 2014 para cá

Muito por conta dos influencers, os produtos veganos se popularizaram, já que muitos destes abraçam a causa. Logo, com a visibilidade, as buscas de cosméticos sem origem animal cresceram de 2014 para cá.

Na época, na pesquisa do Google do Brasil, o número chegava a zero, já hoje é marcado para 74 pontos.

Mercado de cosméticos veganos tem potencial para crescer no Brasil

O mercado de cosméticos veganos tem potencial para crescer no Brasil. Os números já são bem positivos, uma vez que a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) conta com 2,3 mil produtos veganos certificados, ou seja, que não são testados em animais e nem possuem ingredientes de origem animal.

Somente os produtos orgânicos já levantam R$4 bilhões por ano, de acordo com o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica Sustentável.

Estima-se que a compra tenha crescimento de 20% ao ano.

Na atualidade, o Brasil já possui 30 milhões de pessoas consideradas vegetarianas e 7 milhões consideradas veganas, e o número ainda tende a crescer.

Por Lara Hinkel

Leia também:

Mulheres ainda são minoria nas Olímpiadas

2021: o ano de Vênus

8 Dicas valiosas para fazer fotos incríveis com o celular

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments