Mundo Ela

Quais devem ser os cuidados e atenção à saúde mental?

Cuidados e atenção à saúde mental

Foto de Pete Linforth por Pixabay

Cuidados e atenção à saúde mental são importantes em qualquer fase da vida, desde a infância até a terceira idade.
Porém, na adolescência, período de inúmeras mudanças físicas, comportamentais e emocionais, torna-se ainda mais fundamental. A ansiedade, por exemplo, pode gerar prejuízos a ponto de dificultar tarefas simples do dia a dia e acarretar problemas futuros, muitas vezes, mais difíceis de serem tratados.

Ela aparece por diversos motivos, tais como o medo da rejeição, autocrítica exagerada, bullying, contato com situações de separação, pressão escolar e familiar, busca por identidade, preocupações excessivas, e acabam gerando, como resultado, dificuldade de concentração, piora no rendimento escolar, isolamento social, distúrbios do sono, excesso de transpiração, cansaço, dores de cabeça e musculares, diarreia ou intestino preso, perda de apetite ou fome exagerada.

Por mais que pais e responsáveis acreditem que essa fase da vida é caracterizada pelo exagero na forma de expressar seus sentimentos, a ansiedade é assunto sério e deve ser tratada como tal. A negligência pode ser a porta de entrada da depressão, de fobias, transtorno de ansiedade generalizada, de pânico e até comportamentos e pensamentos suicidas.

Nada disso, porém é motivo de desespero, afinal, existe, sim, formas de ajudar esses jovens a vencer esse quadro clínico.

Quaisquer sinais como citados acima devem ser encarados com paciência, amor e cuidado, respeitando, inclusive, o momento e os limites impostos aos adolescentes.

O diálogo, o incentivo à prática de atividades físicas, o apoio e o acompanhamento clínico com terapeuta e psiquiatra trazem mais qualidade de vida para o paciente com quadro de ansiedade e resultados positivos para toda a família e rede de convívio.

Cuidar da saúde mental nesta etapa interfere e afeta diretamente os adultos de amanhã.

Por Dra Jaqueline Bifano
@dra.jaquelinebifano

Leia também:

Dicas de beleza nas redes sociais

Como formar uma adega particular

Como será o futuro das minorias no Afeganistão?

Saiba o que vem por ai nos Esportes

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde e Cuidados
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments