Mundo Ela

Dica da nutri: 9 alimentos para fortalecer as unhas

Unha Forte

Foto: Freepik

Ter unhas grandes e fortes é o desejo de muitas pessoas. A queixa de estarem fracas, quebradiças e descamando com facilidade é muito comum, mas o que muitas pessoas esquecem é que a saúde delas está diretamente ligada à alimentação!

A falta de alguns nutrientes pode deixar as unhas enfraquecidas e, em geral, esse é um sinal de que o organismo está com deficiência dos nutrientes envolvidos no processo de formação da queratina, proteína da qual as unhas são feitas. Portanto, é importante manter uma alimentação saudável para ter unhas saudáveis.

Fazer refeições equilibradas e coloridas, nos fazem variar o consumo de diferentes nutrientes que ajudam a regular o organismo, deixando o corpo mais forte. É necessário ingerir vitaminas A, C, D, E e do complexo B, além dos minerais ferro, cálcio, selênio, silício e magnésio. As unhas não são primordiais para nossa sobrevivência, então sempre que há falta de vitaminas, é delas (e dos cabelos) que o organismo vai tirar o necessário para tentar manter seu equilíbrio.

Existe um fator interno no qual não depende da alimentação, e precisa de avaliação e tratamento médico: são condições sistêmicas que impedem a absorção ou metabolização dos nutrientes de forma adequada.

Existem também fatores externos que podem interferir no crescimento e saúde das unhas como a colocação de alongamentos, o ato de roê-las, removedor de esmaltes à base de acetona, a permanência das mãos dentro d’água por muito tempo (as camadas de queratina que formam as unhas vão sendo dissolvidas aos poucos). Neste caso, o ideal é a mudança de hábitos.

Porém, se você quer preparar suas unhas para abandonar esses hábitos de vez, ou até mesmo se não os possui e ainda assim acontecem aquelas lasquinhas que tanto incomodam, ingerir alimentos que são ricos nos nutrientes formadores da queratina pode recuperar a saúde e a aparência das unhas.

Dê atenção aos nove alimentos que serão listados a seguir e acrescente-os no seu dia a dia!

1 – Oleaginosas

Foto: Pexels

Castanhas, amêndoas e nozes são fontes de gorduras boas, silício, selênio, cobre e magnésio. Esses nutrientes são essenciais para um bom crescimento e fortalecimento das unhas. Além disso, cada um possui em maior quantidade um determinado tipo de nutriente. As amêndoas são ricas em vitamina E, enquanto amendoim e nozes fornecem vitamina B7. A castanha-do-Pará, por sua vez, é uma das melhores fontes de selênio entre todos os alimentos a que temos acesso.

2 – Ovo

Foto: Freepik

A gema do ovo é repleta de vitamina B7 (biotina), que participa da produção da queratina.

3 – Carne vermelha

Foto: Freepik

Possui uma quantidade importante de proteínas e ferro para a formação da queratina, além de zinco, que auxilia o organismo na síntese de proteínas.

4 – Leguminosas

Foto: Freepik

Os vegetarianos podem suprir a necessidade de proteína animal para reconstituição da queratina com o consumo das leguminosas, que também são boas fontes proteicas. São elas: feijão, grão de bico, soja, ervilha e lentilha.

5 – Folhas verde-escuras

Foto: Pexels

Fontes de magnésio e compostos bioativos, que atuam na formação do colágeno e no crescimento saudável das unhas. Para garantir os benefícios, inclua esses vegetais pelo menos duas vezes ao dia, podendo ser no suco verde ou refeições. Espinafre e couve são ótimos exemplos.

6 – Peixes de água salgada

Foto: Freepik

Se destacam por serem ricos em vitamina B7 (biotina), cálcio e vitamina D – esta última é responsável pela absorção do cálcio. São exemplos de peixes de água salgada o salmão, sardinha, atum, truta, linguado, namorado e pescada amarela.

7 – Leites e derivados

Foto: Freepik

Leite, iogurtes e queijos são ricos em proteínas, cálcio e vitamina D.

8 – Frutas cítricas

Foto: Freepik

São as melhores fontes de vitamina C na alimentação, proporcionam a correta formação de colágeno, que é o maior constituinte da pele, unhas e cabelo. Uma dessas frutas por dia é o indicado para quem precisa recuperar as unhas danificadas. Algumas delas: laranja, limão, abacaxi, acerola, lima, tangerina, ameixa, amora, kiwi, morango, maracujá, uva.

9 – Aveia e semente de girassol

Foto: Freepik

Fornecem o mineral silício, que ajuda na formação das camadas de queratina das unhas.

Importante ressaltar que a quantidade diária de ingestão desses alimentos e suplementação, quando couber indicação, requer avaliação individualizada. Cada indivíduo é único, com necessidades e hábitos diferentes.

Por Sara Morandi
@saramorandi

Leia também:

Os principais erros que você não pode cometer na confeitaria

Milhas: venha descobrir como ganhar mais

O que é e-commerce?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde e Cuidados
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments