Mundo Ela

Dicas de beleza nas redes sociais

Foto de SLAYTINA no Pexels

Todo dia nos deparamos com novas dicas de beleza nas redes sociais, não é verdade?

Com o intuito de entregar cada vez mais posts que rendam inúmeras visualizações, muita gente acaba produzindo e reproduzindo conteúdos sem nenhum embasamento científico e que, ao invés de cuidar e melhorar a saúde da pele, pode, na verdade, causar muitos prejuízos.

O renomado jornal internacional The News York Times publicou recentemente uma matéria falando a respeito do assunto. As dicas, no TikTok, por exemplo, vão desde passar vaselina no rosto à noite com o intuito de trazer mais hidratação à pele, até o passo a passo para quem deseja realizar microagrulhamento em casa e uso de protetor solar apenas em algumas partes do rosto, com o objetivo de conseguir algumas áreas mais marcadas do que outras.

Parece bobagem, mas não é.

O autocuidado e o skincare devem ser realizados diariamente. Eles interferem em nossa autoestima, na forma como nos enxergamos e vemos o mundo. Porém, seguir e fazer tudo o que lemos ou vemos sem antes saber se tem ou não fundamento, é um tiro no pé.

Não existem produtos milagrosos, não existem receitas mágicas e muito menos tratamentos que promovam a renovação da pele de forma segura se feitas em casa e sem orientação.

Apenas um profissional médico dermatologista qualificado é capaz, após uma análise minuciosa da derme, de prescrever o que deve ou não deve ser usado com o intuito de mantê-la saudável.

Tratamentos só podem e devem ser feitos em consultórios e clínicas, com a higienização correta e aparelhos que realmente tenham certificação e comprovação de eficácia.

Não há nada de errado em seguir um(a) influencer e gostar do seu conteúdo, mas se o assunto for dicas de beleza, vale pesquisar a respeito e, principalmente, procurar um médico para saber mais sobre o assunto.

Por Dr Lucas Miranda
@drlucasmiranda.dermato

Leia também:

Como formar uma adega particular

Mas como será o futuro das minorias no Afeganistão?

Reutilização criativa – já ouviu falar em Upcycling?

Drinks com café – descubra com fazer!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde e Cuidados
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments