Mundo Ela

Envelhecer faz parte

Foto de Yan Krukov no Pexels

Envelhecer faz parte do processo natural da vida e nosso corpo, à medida que o tempo passa, dá sinais dessas transformações.

As rugas na face são umas das primeiras mudanças a serem notadas e são causadas pelo processo interno de perda de colágeno, elastina e também por fatores externos, como o sol, excesso de álcool, tabaco, alimentação desregrada e rica em açucares, processados e farinha branca, privação de sono, dentre outros.

O que é senso comum é que essas marcas de expressão geram incômodo e podem acarretar, inclusive, problemas relacionados à autoestima.

As rugas podem ser divididas em dois tipos: as dinâmicas e as estáticas.

As dinâmicas são aquelas que aparecem quando fazemos movimentos no rosto, como levantar a sobrancelha, quando sorrimos, choramos, ficamos bravos ou assustados, mas somem quando estamos com a face em repouso.

Já as estáticas são aquelas linhas que independem dessa movimentação facial. Elas eram rugas dinâmicas que não foram contidas ao longo do tempo e nem tratadas a tempo.

Quando médicos falam sobre a importância da prevenção, é exatamente com o intuito de fazer com que a pele receba o cuidado e tratamentos necessários para evitar que as rugas e outras características do processo natural de envelhecimento se agravem.

De qualquer forma, existem, atualmente, vários procedimentos para reverter e prevenir esses sinais e cada um deles tem uma finalidade.

A melhor forma de tratar e minimizar as rugas dinâmicas é através da aplicação da toxina botulínica.
Ela age nos músculos da área tratada, atenuando sua contração. Para as rugas estáticas, existe a indicação de tratamentos com ácido hialurônico, laser de C02 fracionado, luz intensa pulsada, radiofrequência ou skinboosters.

É importante fazer uma avaliação com médico dermatologista qualificado para que o profissional indique qual procedimento deve ser realizado de acordo com o objetivo e as características das rugas de cada paciente.

Por Dr Lucas Miranda
@drlucasmiranda.dermato

Leia também:

Os desafios da inclusão das crianças com deficiência nas escolas

Será que seu nicho já está saturado para começar no digital?

Miss Brasil Café

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde e Cuidados
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments