Mundo Ela

Menopausa

mulher na menopausa

Foto: Pexels

Menopausa por si só já é uma palavra que aterroriza a maioria das mulheres, pois nessa fase, caracterizada pela última menstruação e fim da fase reprodutiva, acontecem também várias transformações físicas e emocionais, devido ao desequilíbrio na produção dos hormônios femininos.

Dessa forma os sintomas são vários, como alterações no corpo, no humor, cansaço, irritabilidade, inchaço, dores de cabeça e mudanças na pele.

Sim! A pele também não fica de fora.

As mudanças hormonais cursam com uma queda na produção de estrogênio e progesterona, e isso acarreta uma redução na produção de fibras de elastina e de colágeno. Além disso, ocorre uma diminuição na capacidade de retenção de água da pele e na atividade das glândulas sebáceas, responsáveis por protegerem a superfície cutânea. Como resultado: flacidez, perda de elasticidade, ressecamento e fragilidade.

Assim, o colágeno, proteína estrutural que confere firmeza e elasticidade à pele, começa a ter sua produção reduzida a partir dos 30 anos e, a cada ano que passa, reduz 1%, causando os primeiros sinais de envelhecimento.

Com a menopausa, ele decresce em até 30% nos primeiros 5 anos.

A notícia parece ser desesperadora, mas atualmente, a medicina conta com diversos tratamentos dermatológicos que podem minimizar esses efeitos.

Dentre eles nós temos o preenchimento com ácido hialurônico, uma vez que repõe os volumes perdidos e ajudam a reestruturar a face. No entanto, o botox, consegue suavizar rugas e expressões já marcadas; aplicações com lasers para estimular a produção de colágeno e também melhorar manchas e cicatrizes; skinbooster®; peelings para uniformizar a textura e tonalidade da pele, além do Ultraformer III, que utiliza o ultrassom micro e macro focado para tratar flacidez, promovendo uma espécie de lifting facial sem a necessidade de cirurgia plástica.

Lembrando que cada paciente deve ser analisado de forma individualizada! É o médico dermatologista quem vai fazer a indicação da terapia mais efetiva.

Por Dr Lucas Miranda
@drlucasmiranda.dermato

Gostou? Então veja abaixo mais matérias da Dr Lucas pra o Mundo Ela:

Queda de cabelo pós-covid

Melasma | O que é e como tratar

Ácido Hialurônico | Saiba como e onde usar

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Saúde e Cuidados

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

Google

That may be the finish of this report. Here you’ll locate some web-sites that we assume you’ll enjoy, just click the links.

trackback

Google

Check beneath, are some totally unrelated web sites to ours, on the other hand, they’re most trustworthy sources that we use.