Mundo Ela

As mudanças e transformações hormonais na adolescência

Foto de cottonbro no Pexels

Não é de hoje que adolescentes sofrem com a própria imagem distorcida. As mudanças e transformações hormonais, no comportamento e no corpo da infância para essa fase da vida geram certo desconforto, medo de rejeição e necessidade de autoafirmação e de pertencimento a grupos.

Meninas veem o quadril ficar mais largo e os seios maiores, os meninos percebem mudanças na voz e o aparecimento de pelos pelo corpo. E todos eles passam pelo aumento da altura, do peso e surgimento de espinhas.

Enxergar-se em meio a tantas mudanças não é fácil, e, atualmente, as redes sociais também têm interferido negativamente na maneira como esses jovens se veem. O contato direto com imagens postadas por influenciadores e famosos, além dos filtros, têm provocado nessa turma um transtorno conhecido como dismórfico corporal, caracterizado pela preocupação com defeitos inexistentes na aparência física, prejudicando a capacidade funcional.

A partir dessas fotos e desses aplicativos e tecnologias, os jovens alteram o próprio corpo e/ou rosto na tela do celular e passam a enxergar imperfeições ao se olharem no espelho.

E, em um período de transição e tantas mudanças, o uso abusivo dessas redes sociais pode gerar ainda mais estresse e ansiedade.

Buscar uma perfeição que não existe, além de cruel, pode ser perigosa e trazer consigo outros problemas como a depressão, transtornos alimentares, isolamento social, internações hospitalares e até comportamento suicida.

Pais e responsáveis precisam estar atentos quanto ao tempo gasto nas redes sociais e com relação aos conteúdos que seus filhos estão consumindo.

Ao notar qualquer mudança que tenha como base a insatisfação descabida com a própria imagem, não hesite em procurar ajuda médica e psicológica.

O acompanhamento de perto é fundamental. A terapia cognitiva e a medicação correta (caso necessário) são a melhor abordagem para esses casos.

Por Dra Jaqueline Bifano
@dra.jaquelinebifano

Leia também:

Os desafios da inclusão das crianças com deficiência nas escolas

Será que seu nicho já está saturado para começar no digital?

Miss Brasil Café

Envelhecer faz parte

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde e Cuidados
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments