Mundo Ela

Queda de cabelo pós-covid

Queda de cabelo pós-covid

Foto: Pixabay

Queda capilar sempre foi uma queixa frequente nos consultórios dermatológicos. No último ano, devido ao esgotamento gerado pela pandemia, e principalmente, como sequela pós-Covid-19, esse número se tornou ainda maior.

Assim como em outras condições clínicas graves ou outras infecções, que geram um estresse orgânico, o Covid-19 faz com que os folículos capilares migrem para fase de queda precocemente.

Para se ter ideia, o ciclo do fio dura em média de dois a sete anos e pode ser dividido em três fases:

A primeira é a fase Anágena, de crescimento, quando os fios crescem cerca de 1 centímetro por mês, e dura de três a seis anos.

A segunda é conhecida por Catágena, e é quando o cabelo entra em um processo de regressão, ou seja, começa a morrer.

A terceira fase é a telógena, que é quando o cabelo morto é empurrado por um novo fio. Ela dura de três a quatro meses e é quando o cabelo cai, expulso pelo novo fio que está sendo formado no mesmo folículo.

Esse evento já é conhecido na dermatologia como eflúvio telógeno, caracterizado pelo aumento da queda diária dos fios, e que tem como causa, eventos ou gatilhos que geram algum traumatismo fisiológico ao nosso organismo.

Os tratamentos para o eflúvio telógeno desencadeado pelo Covid-19 são os mesmos já utilizados nos consultórios de dermatologia, entre eles:

  • o uso tópico de minoxidil,
  • infusões medicamentosas como o MMP – Microinfusão de Medicamentos na Pele – na qual um aparelho eletrônico, que dispõe de várias agulhinhas retráteis, infunde medicamentos em todo o couro cabeludo,
  • e a terapia capilar com laser de baixa fluência. Seu mecanismo funciona a partir da fotobioestimulação. A luz do laser penetra no local aplicado, atinge as células e estimula seu crescimento.

Caso você esteja vivenciando esta condição, procure um médico tricologista, pois cada caso deve ser visto de forma individualizada para que o tratamento seja assertivo.

Por Dr Lucas Miranda
@drlucasmiranda.dermato


Gostou? Então veja abaixo mais matérias da Dr Lucas pra o Mundo Ela:

Melasma | O que é e como tratar

Ácido Hialurônico | Saiba como e onde usar

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde e Cuidados
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments