Mundo Ela

Telemedicina e Teleconsulta. Você sabe o que é?

Telemedicina

Foto: Pixabay

Nos últimos tempos, principalmente depois do início da pandemia, você certamente deve ter ouvido falar dos termos telemedicina ou teleconsulta.

O acesso a um médico, que antes era privilégio apenas dos mais favorecidas e coisa rara para as classes mais baixas – principalmente do interior onde o acesso é mais precário – hoje tem evoluído e muito.

É fato que a saúde é uma das áreas que ainda possui muita defasagem no Brasil e por conta da corrupção, desvios de verbas e outras mazelas, o investimento público ainda deixa muito a desejar na área. Entretanto, o uso da tecnologia vem permitindo que várias pessoas possam ter acesso ao que chamamos de telemedicina.

A telemedicina é uma área da saúde que oferece atendimento médico de forma remota. Portanto ela tem várias vantagens, entre elas: ser confiável, barata, mais acessível, prática e indicada para casos especiais onde não há acesso aos consultórios.

Dessa forma umas das frentes da telemedicina, a teleconsulta, como o próprio nome indica, consiste em uma consulta médica em que o paciente encontra-se distante fisicamente do profissional de saúde. Entretanto, apesar das vantagens, essa modalidade ainda não tem uma regulamentação específica no Brasil.

Qual é a importância da Telemedicina?

A telemedicina melhora os processos utilizados na área da saúde, reduzindo seu tempo, custos e até riscos. Assim a consulta online também amplia a oferta de especialistas a comunidades em áreas remotas que têm carência destes profissionais.

Sendo assim, ela permite atender pacientes através da teleconsulta onde o profissional pode interpretar exames médicos, realizando o telediagnóstico, telemonitoramento, entre outros, tudo isso feito remotamente.

Para tanto, a telemedicina conta com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Segundo o Conselho Federal de Medicina, na Resolução CFM nº 1.643/2002, a telemedicina representa o exercício da medicina através de metodologias interativas de comunicação audiovisual e dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

E aí, você já teve alguma experiência com a telemedicina? Conta pra gente nos comentários.

Por Rafael Angeli
@eurafaelangeli

Leia também:

Aspectos do mapa astral

Pão de queijo fit

O Amor nos Transforma




** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde e Cuidados

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Helbert Tibé

Excelente conteúdo. Informação é Poder! Parabéns Rafael Angeli 👏👏👏