Mundo Ela

O transtorno alimentar em adolescentes

Foto: pexels

A princípio quando o assunto é transtorno alimentar, a exposição excessiva às redes sociais e a perfis de influencers com corpos sarados, magros e perfeitos tem feito um número de vítimas adolescentes cada vez maior.

É nesta fase da vida que acontecem grandes transformações corporais, hormonais, emocionais e físicas nos jovens. Assim o desejo de pertencer a um grupo, a comparação com outras pessoas e ídolos fazem com que a imagem corporal seja vista de forma distorcida e isso acaba culminando na comparação frequente com outros corpos.

E, em uma sociedade onde há uma supervalorização da imagem exterior e da magreza, isso acaba se tornando um prato cheio para que essas meninas acreditem que a perda de peso seja quase como uma forma de alcançar sucesso também em outras áreas da vida.

Anorexia

A anorexia pode ser considerada uma doença mental e é caracterizada pela redução excessiva e inadequada de alimentos pelo medo de engordar.

Bulimia

A bulimia é uma patologia mental onde há uma compulsão alimentar em curtos espaços de tempo. Esse descontrole gera culpa, vergonha e o medo de ganhar alguns quilos na balança. Para compensar esses episódios, o jovem acaba praticando, de forma desregrada, atividades físicas com o intuito de deixar o corpo cada vez mais magro, passa a fazer uso de laxantes, além de induzir o vômito.

Assim os dois transtornos causam danos à saúde física, como fraqueza muscular, desmaios, tonturas, intestino preso, problemas dentários, refluxo, alterações no humor e no sono. Além de sérios danos à saúde mental, como irritabilidade, ansiedade, medo, autoflagelo, depressão e, em casos mais graves, pensamentos de morte.

Dessa forma o tratamento deve vir rodeado de amor, cuidado e uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. Como psiquiatra, psicólogo, endocrinologista, nutricionista e/ou nutrólogo, além do cuidado e atenção ao tempo e consumo de conteúdo nas redes sociais.

Mas cada caso é um caso e deve ser analisado de forma individualizada.

Por Dra Jaqueline Bifano
@dra.jaquelinebifano

Gostou? Então veja abaixo mais matérias da Dra Jaqueline pra o Mundo Ela:

Setembro Amarelo entre os Adolescentes

Automutilação na adolescência

As mudanças e transformações hormonais na adolescência

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde e Cuidados
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments