Mundo Ela

Unhas de gel são seguras? Leia e descubra

Foto: pixabay

Muitas mulheres, sonhando em ter unhas longas e resistentes, aderiram, nos últimos anos, à técnica de alongamento em acrigel, as famosas unhas de gel. Muitas celebridades aderiram à esta moda, impulsionando ainda mais o procedimento.

O que mais chama a atenção é a durabilidade, que pode chegar a dois meses se feita a manutenção correta.

Mesmo entregando belos resultados, o procedimento, que é aparentemente simples, não deve ser feito por todas as mulheres e, por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou recentemente um guia com orientações sobre o uso correto dessas unhas. O objetivo é orientar a população sobre os cuidados, contraindicações e informações sobre quem deve ou não realizar a técnica.

O ideal é consultar um médico dermatologista para avaliar se você apresenta algum fator de risco e esclarecer dúvidas para evitar problemas futuros. Caso já faça uso e perceba sinais de desconforto, é fundamental conversar com seu médico.

As unhas de acrigel não são recomendadas para menores de 16 anos, pessoas alérgicas a algum componente usado na fórmula, ou que tenha pele sensível, psoríase, infecções ou micoses, além de gestantes, pacientes diabéticas ou em tratamento de câncer.

Para quem está apto a realizar o procedimento, procure informações para saber se os produtos utilizados estão na lista daqueles liberados pela Anvisa e se o profissional que realiza a técnica tem formação adequada e segue as regras impostas pela vigilância sanitária.

A Sociedade recomenda atenção também no prazo de manutenção das unhas de acrigel, que deve ser realizada a cada 15 dias ou no máximo 21, variando conforme o crescimento da unha de cada mulher, sempre avaliando se houve deslocamentos ou infiltrações.

Não use acetona na retirada de esmalte, apenas removedores específicos. Evite contato com produtos químicos e tenha cuidado para que as unhas muito longas não sofram algum tipo de deslocamento ao entrar em contato com objetos ou superfícies.

Para quem deseja retirá-las, só faça isso com a ajuda de um profissional capacitado e, após removê-las, aposente o esmalte por algumas semanas, dando preferência a hidratantes próprios, que devem ser usados várias vezes ao dia.

Lembrando que o ideal é não fazer uso constante dessas unhas. A utilização constante e ininterrupta pode trazer problemas como infecções e reações inflamatórias.

Cuide de você! Suas mãos e sua saúde agradecem.

Por Dr Lucas Miranda
@drlucasmiranda.dermato

Gostou? Então veja abaixo outras matérias escritas por Dr Lucas Miranda pra o site Mundo Ela:

Engana-se quem acredita que acne é coisa de adolescentes!

Envelhecimento e procedimentos estéticos

Fique atenta, colo e pescoço também merecem cuidados estéticos

Acne e Cicatrizes

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde e Cuidados

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ELIEZER FAUSTINO PIANCA

otimo conteudo mundo ela parabens!!! Descubra como muitas mulheres estão aumentando a quantidade de clientes e aplicando técnicas revolucionárias no mercado de alongamento de unhas.
Clique agora no link abaixo e saiba mais sobre o Curso Escola Designer de Unhas
https://bit.ly/tecnicasalongamentos-de-unhas