Mundo Ela

Você já harmonizou?

Você já harmonizou

Foto: iStock

Uma revolução nas possibilidades de tratamentos estéticos aconteceu nos últimos 20 anos. Isso associado à melhor compreensão da anatomia facial e sua beleza quase matemática. Os ângulos e volumes adequados para cada região do rosto para se obter o resultado mais belo possível.

A indústria da beleza é uma das mais fortes do mundo. Os produtos destinados ao embelezamento, dos cremes aos produtos injetáveis, e até os aparelhos como lasers e outros, movimentam milhões em todo o mundo.

A evolução das possibilidades e a segurança crescente na obtenção dos resultados tem levado milhares de pessoas ao redor do mundo a se submeter a alguma forma de procedimento estético. Seja para rejuvenescimento, seja para a alcançar o “rosto perfeito” tão desejado.

No entanto, o conceito de BELO é muito subjetivo. E leva em conta a cultura, a moda, a etnia e até a idade que a pessoa tem. O que eu almejo como BELO pode não ser o que você deseja como tal. O que eu acho bonito, pode não ser bonito para o outro. Por isso, um perigo constante nos procedimentos estéticos é a expectativa frustrada. Outro risco são os rostos padronizados, com olhos de “FOX EYE”, nariz de pontinha arrebitada, mandíbula quadradinha. Como uma produção em série…

Acho que todos têm o direito de se embelezar. Cuidar da aparência deixa mais leve o envelhecimento. Não quer dizer nega-lo. Também acho que rostos com apresentações que fogem muito do conceito atual de BELO, deixando a pessoa com a alto estima mais baixa ou chegando a extremos como bulling, podem e devem ser tratados.

Por isso é importante a escolha de um profissional realmente capacitado depois dessa escolha extremamente importante. Saber esclarecer o que você deseja e ouvir bem a explicação sobre a possibilidade de alcançar seu desejo, ou não. E, se for possível, qual será o custo? Pois esses procedimentos usam produtos e aparelhos muito caros.

Expectativa e possibilidade de resultado precisam ser muito bem esclarecidos antes de se começar os procedimentos. Uma vez que existem limitações individuais, devido a anatomia de cada um, e também limitações técnicas, que podem impedir o resultado sonhado.

Esse é um dos motivos, para o Conselho Federal de Medicina (CFM) não permitir a publicação de resultados “antes e depois”. Afinal, ninguém pode garantir que o resultado obtido em uma pessoa, com um organismo, uma anatomia e uma reação inflamatória, será o mesmo obtido por outra pessoa, com características diferentes.

Ainda que se use a mesma técnica e os mesmos produtos, o CFM considera impossível prometer resultados iguais para pessoas diferentes. O que faz todo o sentido. Essas fotos de antes e depois podem até ajudar a ter uma noção das possibilidades que podem ser alcançadas, mas não garantem um resultado idêntico.

Outra questão é que, embora os produtos sejam muito mais seguros hoje, os riscos de complicação não são nulos. Complicações graves podem acontecer, na face ou em outras partes do corpo. O que torna a capacitação profissional para a realização desses procedimentos uma questão muito séria. Afinal, muitos profissionais se dizem aptos para realizar esses procedimentos após cursos de fim de semana, sobre Botox e Harmonização Facial.

Na hora de ir atrás do seu sonho de beleza você precisa:

1) Escolher bem o profissional capacitado para te ajudar;

2) Conversar com o profissional escolhido sobre as possibilidades existentes para alcançar o que você deseja, pois não é magica, é técnica;

3) Se preparar financeiramente para o procedimento e para a sua manutenção.

Uma questão importante na harmonização é a durabilidade dos produtos e logo da beleza. O Botox dura em média quatro a seis meses; o preenchimento com ácido hialurônico, em média um ano. Dessa forma, é importante se programar para a manutenção do seu resultado, pois como o envelhecimento não para, começar com procedimentos estéticos é quase como começar a pintar o cabelo ou fazer o alisamento capilar. É difícil querer parar.

Você tem o direito de ser linda (o). E com certeza a harmonização permite a realização de sonhos, desde que você esteja atenta ao que falamos antes.

Acredito que em breve a harmonização facial será tão popular quanto os tratamentos para cabelo, dos quais não vivemos sem.

Por Dra Fernanda Santos
@drafernanda.santos

Leia também:

Um drink de boas vindas à Felipe Leão

Feirão Caixa – Financie imóveis sem entrada

Atraindo boas energias e prosperidade para Julho

Festivais Gastronômicos de Minas Gerais, mas você os conhece?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Saúde e Cuidados
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments