Mundo Ela

03 passos da Jornada do Engajamento real

  • por em 25 de julho de 2021
engajamento real

Engajamento: toque o coração do seu eleitor e transforme os resultados da sua rede social

Para gente começar a falar de engajamento, quero antes lhe dizer que você precisa falar com as pessoas certas. Muitas vezes, para não dizer quase sempre, quando uma pessoa começa a fazer sua rede social com frequência e com sinergia com seus propósitos, objetivos e valores, ela começa a PERDER SEGUIDORES e é então que me fazem a pergunta: “Mas Mari, a minha rede piorou e eu pergunto: “Sua rede piorou ou você está perdendo seguidores?” E a pessoa confirma, estou perdendo e minha resposta é:

QUE BOA NOTÍCIA!

Perder seguidor não é sinônimo de fracasso, pelo contrário! Do que adianta ter em sua página pessoas que não tem sinergia com seu pensamento? Você acredita mesmo que elas poderiam votar em você? Pois é… Temos que trabalhar para transformar nossos reais seguidores, aqueles que engajam com nossa página em verdadeiros FÃS e eu vou te dizer qual a minha sugestão.

PASSO 01: ATRAIA QUEM SE INTERESSA PELO SEU DISCURSO

Para atrair e chamar a atenção do seu público, você precisa conversar diretamente com ele e ele tem que acreditar que aquela mensagem é só para ele! E como fazer isso? Compreenda os anseios deles, os desejos. Sabe quando você liga a TV e tem um comercial onde você acha que estão falando com você? Pois é, a lógica é a mesma, mas para isso, você precisa CONHECER SEU PÚBLICO ALVO.

Vou te dar um guia, um passo a passo para você tentar entender quem está do outro lado.

Qual gênero? Idade? Mora na cidade ou zona rural? Tem renda fixa ou é autônomo? Estado civil? Quais as suas principais necessidades? O que você acredita que pode fazer por essa pessoa? Qual forma preferida desta pessoa de se informar? (vídeo, foto, podcast?).

PASSO 02: EDUCAR

Se você fala com a pessoa o que ela espera escutar de você, você ganha automaticamente a atenção dela e quanto mais você falar sobre coisas que tenha conexão com o que ela pensa, mais ela te enxergará com alguém que resolverá seu problema, sua dor.

O nível de confiança dela aumentará e então é a hora de você afirmar: EU POSSO E VOU TE AJUDAR e é hora de você produzir conteúdo, mas não é apenas produzir conteúdo, é fazer isso CONSTANTEMENTE e com OBJETIVO.

O conteúdo que você entrega, tem que estar alinhado com sua proposta de governo posterior. Você vai EDUCAR sua audiência a entender que você tem o caminho certo para lhes auxiliar, com isso, você lá na frente conquistará votos!

PASSO 03: TRANSFORME EM VOTO

Chegou a hora de você transformar em voto tudo que fez até aqui. Se você seguiu o passo 01 e 02 corretamente, você chega neste ponto com as pessoas certas te escutando e com você tendo um discurso alinhado entre o que você quer falar e o que eles precisam escutar.

Mas não acabou o trabalho, para transformar seu seguidor em seu fã, vai ser necessário quebrar todas as objeções destes possíveis eleitores, mostrando a ele que você é uma boa opção.

E no ambiente ON-LINE, você precisa ser um facilitador de ideias e tem que entregar soluções velozes, pois se você não entregar, outro vai fazer isso!

Para fechar, tenha consciência de que é um desafio SEU fazer com que seu eleitor entenda que você é a melhor opção para ele, a comunicação politica é apenas o caminho.

Eu sou a Mari Couto e trabalho com marketing político. Minha missão de vida é potencializar o que pré-candidatos e políticos de carreira tem de bom a compartilhar, e eu uso estratégias de marketing, especialmente digital para isso.

Por Mari Couto
@dicasmaricouto

Leia também:

Olimpíadas: Top 8 dos galãs

Prefeitura de Belo Horizonte amplia vacinação

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments