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10 dicas para conciliar família com o trabalho em home office

Foto Pixabay: Vinzent Weinbeer

As mulheres que seguem trabalhando em home office tem sofrido com a adaptação, pois a rotina doméstica e familiar segue, com demandas ainda maiores

As mulheres inseridas no mercado de trabalho, abraçaram para si novas responsabilidades de uma rotina que começa bem cedo. A rotina se divide entre filhos, trabalho, tarefas domesticas, imprevistos e por aí vai.

Porém, essa rotina mudou devido a pandemia. As crianças não estão indo mais para a escola, estudando apenas de forma virtual e muitas das atividades externas não estão sendo mais possíveis de realizar. Diante disso, as mulheres tiveram que se adaptar ao home office, seguir com a rotina de trabalho e ainda cuidar dos afazeres da casa e dos filhos de forma integral.

De acordo com a Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas, algumas mulheres têm sofrido com o desemprego e muitas delas necessitam abrir mão do trabalho para cuidar da família. Porém, as que seguem trabalhando em home office tem sofrido com a adaptação, pois a rotina doméstica e familiar segue, com demandas ainda maiores.

Diante disso, trouxe algumas dicas para que vocês possam adaptar com essa nova rotina:

1 – Organizar o seu tempo

Saber dividir o horário do trabalho de cuidar da casa e dar atenção para as crianças é fundamental para o desempenho durante o home office. É importante a mãe conversar com os filhos, dependendo da idade deles, e explicar que ela está no horário de trabalho. Se essa comunicação com a criança for possível, é importante após o período de home office se concentrar nas necessidades dos filhos.

2. Planejar suas tarefas

No início da semana é importante realizar um planejamento para organizar as tarefas e estar pronta para imprevistos, pois a falta de organização pode dificultar o desempenho e andamento do trabalho. Além disso, com essa organização é possível antecipar certas atividades para aumentar o tempo com a família.

3. Amplie sua visão e se qualifique

Use a tecnologia ao seu favor e estude novas ferramentas. Seja por curso pago, gratuito, vídeo no youtube ou livros. Assim você vai estar melhor capacitada para melhorar o desempenho de suas tarefas durante o trabalho. Você precisa ampliar suas possibilidades para vencer os desafios diários, sem sair de casa.

4. Comece no domingo

Suas tarefas devem começar no domingo, antes de dormir. Atualize a sua agenda e organize os horários de suas atividades, para que você possa começar a semana já organizada.

5. Tornar o ambiente agradável

Escolha o melhor canto da sua casa, invista em conforto (como uma cadeira confortável e uma boa mesa), e deixe o ambiente bem iluminado. Lugares com pouca luz atrapalham a sua disposição, dão sono, preguiça e prejudicam o desempenho.

6. Tenha foco

Não misture as atividades de casa com o trabalho, do contrário, existem grandes possibilidades de você não conseguir cumprir o planejado. Horário de trabalho é de trabalho! Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

7. Busque apoio da família e amigos

Peça ajuda aos seus familiares e amigos de confiança para criar uma rede de apoio e se dedicar as tarefas que são mais urgentes no momento. É importante também ter um acordo com o marido a respeito das divisões das tarefas, sejam elas domésticas ou os cuidados com os filhos. Ter ajuda e comunicação em casa é importante para otimizar o seu tempo.

8. Organizar o cardápio semanal

Durante o seu planejamento de domingo, organize o seu cardápio da semana. Assim você não vai perder tempo na elaboração das refeições. Deixe tudo separado após chegar as compras, para que fique mais fácil encontrar os ingredientes, pois cada minuto que você puder ganhar com essa simples tarefa será de extrema importância.

9. Tire um tempo para você

É importante incluir as suas necessidades pessoais na rotina semanal. Priorize horários para fazer tarefas que sejam revigorantes e relaxantes para você! Esse item muitas vezes não é levado em consideração quando a mulher planeja as suas atividades. Porém, o autocuidado é fundamental para alguém que tanto se doa e exerce tantas funções.

10. Cuide da sua saúde mental

De acordo com estudos do IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), durante a pandemia 40,5% das mulheres sofrem com sintomas de depressão, 34,9% de ansiedade e 37,3% de estresse. Diante disso, é importante destacar que as mulheres precisam cada dia mais organizar suas tarefas para sobrar tempo pra cuidar de sua saúde mental. Encontre a felicidade além das redes sociais, reflita sobre a sua vida atual, faça meditação, pratique exercícios com frequência, aprecie sua família, durma bem, cuide da alimentação, tenha pensamentos positivos se preciso conte com apoio de um profissional.

Por Carol Canabrava
@carolcanabrava

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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