Mundo Ela

8 Dicas valiosas para fazer fotos incríveis com o celular

  • por em 17 de março de 2021
Fotos

Foto: Klícya Fernandes

Dicas importantes e simples para que você tenha mais qualidade e intencionalidade nas suas fotos e o melhor: usando o seu smartphone!

O tempo de selfies sem qualidade, fotos mal enquadradas e pouca preocupação estética chegou ao fim! A era digital trouxe uma nova perspectiva a respeito de como nos apresentamos ao mundo, seja no âmbito profissional ou pessoal, despertando a necessidade de pensarmos cada vez mais nos detalhes.

Sem dúvida, vivemos um momento em que as imagens, seja em fotografias ou vídeos, não apenas se tornaram um meio de gerar valor e impacto, como também, se negligenciadas, podem contribuir para que você e/ou sua marca/empresa sejam apenas mais um em meio à multidão.

Dito isso, gostaria de falar especialmente sobre a fotografia: se você quer gerar impacto através da sua imagem, se posicionar melhor nas redes sociais e torná-las visualmente mais bonitas, você precisa fazer fotos melhores!

A fim de te ajudar nessa missão, trouxe dicas importantes e simples para que você tenha mais qualidade e intencionalidade nas suas fotografias; e o melhor: usando o seu smartphone!

1 – Limpe as lentes: parece óbvio, mas é um detalhe frequentemente negligenciado. Uma lente suja gera fotos embaçadas e com pouca nitidez. Limpe sempre antes de usar!

2 – Preste atenção na luz: não saia simplesmente apontando o telefone e apertando o botão! Observe o ambiente, perceba de onde a luz está vindo e escolha um lugar onde há maior iluminação.

Exemplo: se você está fotografando dentro de casa, uma janela pode ser uma excelente fonte de luz! Em ambiente externo, dê preferência por horários em que o sol esteja mais baixo ou, caso não seja possível, opte por lugares onde tenha sombra.

3 – Mantenha o horizonte reto: aquela foto linda da praia tinha tudo para ser perfeita, porém o mar completamente torto ao fundo causa uma estranheza visual em quem está vendo a imagem. O horizonte e as demais linhas (uma porta, por exemplo) presentes em uma foto, geram um resultado mais agravável quando mantidos retos.

4 – Evite cortar as pessoas na foto: a não ser que haja uma intenção clara, fotos onde as pessoas estão com uma parte da cabeça cortada, ou mesmo pés e mãos, podem não ser visualmente agradáveis.

Foto: Klícya Fernandes

5 – Deixe espaço de respiro nas bordas: um espaço de respiro é uma área sem informações que chamem a atenção de quem está vendo. Deixar as bordas da foto livres, além de gerar um resultado mais harmônico, evita distorções causadas pela lente do telefone. Exemplo: quando um braço aparece muito próximo da borda da foto, pode parecer levemente maior.

6 – Atenção aos objetos no fundo da foto: retire, antes de fazer a foto, qualquer objeto que possa poluir o visual. Uma foto linda, com uma lixeira aparecendo ao fundo, por exemplo, pode prejudicar o seu resultado.

7 – Evite usar o zoom: essa é uma ferramenta que pode parecer muito prática, no entanto tende a comprometer a qualidade da foto, reduzindo a nitidez e prejudicando o foco.

8 – Edite suas fotos: em tempos de fotografia digital, o que não falta são aplicativos gratuitos que permitem fazer tanto aplicação de filtros que valorizam as cores da foto, quanto ajustes de luz, temperatura e contraste. A edição é importante para trazer mais identidade e estética a sua foto.

Nunca foi tão acessível e rápido fazer uma foto e toda essa praticidade deve ser usada a nosso favor. Seguindo essas dicas e explorando as configurações disponíveis no seu telefone, certamente você terá fotos mais bonitas e irá gerar mais impacto na sua audiência.

Até a próxima!

Colunista Convidada: Klícya Fernandes
Site: kikifernandes.com.br
Instagram: @kikifernandesphoto

Kiki Fernandes é fotógrafa, apaixonada por pessoas, livros e cafés. Graduada em gestão de marketing, ex account manager com mais de 10 anos de experiência na área comercial corporativa e que, após uma transição de carreira, resolveu empreender sua paixão e assumir a fotografia como profissão, onde atua em diferentes áreas, com um amor especial por registrar famílias em suas diversas fases.

Leia também:

A vacina ganha passaporte!

Brasil tem o terceiro maior mercado mundial de pets

Você conhece os direitos e garantias da trabalhadora gestante?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments