Mundo Ela

Armário Cápsula | O que é e as vantagens de ter um

armário capsula

Foto: Pixabay

Provavelmente, em algum momento da vida, você já abriu o seu armário e se deparou com ele lotado, mas ao mesmo sentiu que não tinha nada para vestir. Normalmente isso não acontece por falta de opções, pelo contrário. A verdade é que na maioria das vezes temos acumuladas coisas que já não gostamos mais, que não nos servem ou até mesmo que não sabemos como usar. Mas a boa notícia é que a solução pra essa questão existe e ela se chama armário cápsula.

O conceito surgiu na década de 1970, quando foi criada a ideia de um guarda-roupas composto apenas por itens essenciais, atemporais, sendo a maioria deles em cores neutras e que pudessem ser facilmente combinados entre si.

Um ponto importante sobre o guarda-roupa cápsula é ter em mente que, para montá-lo, é necessário escolher uma quantidade limitada de peças. Para fazer essa seleção, é preciso praticar o desapego e realmente analisar o que funciona pra você no seu armário. Muitas vezes temos a sensação de que aquela peça que não usamos há anos um dia será útil, mas essa ideia não cabe no armário cápsula. Nele fica apenas o que faz sentido pra você agora, o que combina com a sua rotina e estilo de vida.

A princípio pode parecer um processo bastante desafiador, mas o primeiro passo é simples. Basta observar as roupas que você mais utlilizou nas últimas semanas e quais foram as ocasiões. Isso vai te ajudar a entender o que combina mais com o seu dia a dia e vai facilitar a escolha do que sai e do que fica. Leve em considerações também as funções que você desempenha e foque em peças que te atendam em todos os âmbitos da sua vida, como trabalho, vida pessoal, pratica de atividade física e por aí vai.

No geral, um armário cápsula tem 70 peças no total e um dos pontos principais é que as roupas escolhidas devem combinar entre si. Por esse motivo, normalmente predominam as peças em tons neutros. Mas isso não é uma regra, o mais importante é que as peças representem o seu estilo, te permitam realizar as tarefas cotidianas com adequação e conforto e, claro, façam você sentir-se bem.

Pra quem tem dúvidas sobre como montar um armário cápsula, existem algumas dicas que podem ajudar. Vamos lá:

  1. É muito importante conhecer o seu estilo pessoal, as roupas que você mais gosta de usar e que estejam de acordo com a sua rotina.
  2. Cores neutras rendem combinações fáceis, elegantes e práticas. Mas isso não impede que você acrescente estampas ou outros tons, caso goste. E se for misturar estampas, priorize as que sejam do mesmo tom ou tenham cores parecidas.
  3. A indústria da moda nos bombardeia a todo momento com novidades, cores, modelos, cortes, mas a verdade é que algumas peças se mantém sempre clássicas e atemporais. Elas devem ser priorizadas na hora de montar um armário cápsula. Um blazer e uma camisa social branca, por exemplo, não podem faltar.

Com essas dicas, já é possível dar início a um armário cápsula e, assim, aproveitar melhor as roupas que você já tem e agilizar o processo de escolha do que vestir. Com essa mentalidade, você também vai aprender a investir melhor nas roupas que já tem e vai passar a priorizar a qualidade delas e não a quantidade.

Por fim, é importante ressaltar que cada peça deve combinar com pelo menos outras duas que já estão no seu armário. Então, se for comprar algo novo, faça uma troca tirando uma peça do seu armário para substituí-la pela recém-adquirida. Dessa forma, você mantém tudo organizado e ainda tem maior controle sobre seus gastos.

Por Laura Baraldi
@laurabaraldi_

Leia também:

Energias para Junho

O que você ainda não sabe sobre o retorno de Saturno

Dor ou ardência ao urinar pode ser um sinal de alerta!

Vale a pena fazer sorteio no Instagram?


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments