Mundo Ela

Black Friday 2021: saiba aproveitar sem cair em fraudes

Black Friday

Foto: pixabay

O tradicional dia de descontos que movimenta o comércio está se aproximando. A Black Friday 2021 está marcada para 26 de novembro e muitas lojas, físicas e online, já anunciam descontos.

Além das tradicionais formas de pagamento aceitas, a edição deste ano será a primeira que aceitará o PIX, que já é a terceira alternativa de pagamento mais utilizada nas compras, atrás apenas do cartão de crédito e boleto.

Para que as suas compras realmente valham a pena, é importante estar atento, comparar preços e redobrar os cuidados para evitar cair em propagandas enganosas ou fraudes. Assim a coluna de hoje vai trazer algumas dicas para você comprar com segurança e fazer o melhor negócio.

Antes de mais nada, a primeira dica é não clicar em links recebidos por WhatsApp, e-mail, redes sociais ou mesmo SMS que pedem o cadastro da chave do PIX. Pois o cadastro da chave PIX é realizado somente pelos sites e aplicativos do próprio banco do cliente.

Tenha um antivírus instalado no seu computador e celular para detectar sites que contenham arquivos maliciosos.
Dessa forma, antes de finalizar a compra, verifique sempre se o site é seguro, o símbolo que permite identificar a confiabilidade do site é o cadeado ao lado do link na página de navegação.

Verifique a confiabilidade das lojas onde vai comprar em sites de reclamações, como o Reclame Aqui e o Procon.
Proteja seu cartão de crédito, desabilitando a opção de salvar os dados do cartão no site de compra e, se possível, utilize o cartão virtual. Depois de confirmada a compra, apague o cartão online.

Desconfie de lojas que oferecem como forma de pagamento apenas transferência ou boleto.

Confira o histórico de preços do item que pretende comprar. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), em 2020, alguns produtos ficaram até 70% mais caros em novembro, mês da Black Friday. Dessa forma, um produto que aparentemente está com um valor menor, na verdade, pode estar pelo mesmo preço ou até mais caro que o normal. Para fugir dessa propaganda enganosa, faça uma busca pelo mesmo produto em outros locais para ver se o desconto realmente vale a pena. As empresas que agem dessa forma enganosa podem ser penalizadas. Por isso, se perceber essa prática, denuncie aos órgãos de defesa do consumidor.

Agora que você já sabe as principais dicas, reserve seu orçamento para aproveitar as melhores ofertas e realizar suas compras.

Boa Black Friday!

Por Rafael Angeli
@eurafaelangeli

Gostou? Então veja abaixo outras matérias escritas por Rafael Angeli pra o site Mundo Ela:

Instagram lança novas ferramentas e permite postagens pelo computador

Aplicativo alia tecnologia e solidariedade e conecta pessoas em prol da transformação social

WhatsApp prepara função para transformar mensagens de voz em texto

Black Friday 2021

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Últimas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments