Mundo Ela

Férias de Julho | Brincadeira de criança

Brincadeira de criança – nesse mês de Julho, vamos fazer uma quantidade maior de matérias para ajudar vocês nessas férias em casa.

Olaaaa!!!

Eu sou a Gabi…

Já fui professora de educação infantil, sou mamãe do Pedro (3 anos) e educadora parental.

Cheguei aqui no Mundo Ela para ser colunista semanal… Mas, nesse mês de Julho, vamos fazer uma quantidade maior de matérias para ajudar vocês com as crianças, nessas férias em casa!

Em primeiro lugar, vou explicar um pouco sobre os tipos de atividades que vamos abordar por aqui:

Atividades Sensoriais:

São aquelas que a criança, além de se divertir, também está estimulando seus diferentes sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição. São as atividades que as crianças mais amam, porém as que mais fazem bagunça, mas sério, vale a pena demais vé-los se desenvolvendo!

Então uma dica: se você se estressa com bagunça tente programar essas atividades para um dia antes da faxina.

Exemplos de atividades/materiais sensoriais: arroz colorido, galhos, lãs, gelatinas, tintas, massinhas, brincadeiras que molham, sujam… enfim, vamos postar ao longo dos dias muitas inspirações para vocês!

Atividades para coordenação motora:

São uma parte importantíssima do desenvolvimento infantil.

Enquanto a coordenação motora grossa envolve nossos músculos maiores e nos permite atividades como pular, correr, subir e descer escadas e até dançar. A coordenação motora fina envolve os músculos menores e também os dedos.

Dessa forma, problemas na coordenação motora fina atrapalham muitas atividades que são essenciais para a autonomia. Como por exemplo abotoar e desabotoar, amarrar os sapatos, manejar os talheres, escrever ou digitar e até mesmo a parte de higiene pessoal.

Atividades de vida prática:

Mas o que são as atividades de vida prática? São aquelas que incluem as crianças no dia a dia e que fazem parte da rotina de qualquer pessoa.

Por exemplo: vestir-se, alimentar-se, organizar os próprios brinquedos, uso do por favor e obrigado, bom dia, boa tarde e boa noite, desculpas e com licença, boas maneiras, como limpar a sujeira, dobrar roupas e tirar pó dos móveis.

Mas também incluímos higiene pessoal: como tomar banho, escovar os dentes, assoar o nariz, cuidar das plantas e dos animais de estimação…. Enfim, uma infinidade de tarefas que se você permitir que a criança te ajude, vai se surpreender!

Com qual idade posso começar?

Faça um teste e observe o que seu filho já é capaz. Estimule cada vez mais. E lembre que o foco não é a perfeição, essa vem com a prática.

Eu poderia falar sobre outros tipos de atividades, e vamos! Mas, por hoje é só.

Não percam nossas publicações! Tenho CERTEZA que vão te ajudar a deixar as férias por aí beeem mais animadas!!!

Um beijo, Gabi.

Por Gabriela Gomes
@dicadagabis

Leia também:

Olimpíadas de Tóquio | Mulheres quebram barreiras e represetam quase metade dos atletas

São Paulo tem praia boa?

Faça isso todos os dias e conquiste seus sonhos!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Últimas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments