Mundo Ela

Café sem açúcar? ECA!!!

café sem açúcar

Foto: Fabíola Sandy

Quem consome o café sem açúcar quer obrigar o amigo a fazer o mesmo, mas consumir a bebida sem adoçar não é fácil!

As pessoas têm se orgulhado de tomar café sem açúcar e difundido essa prática. Contudo, a maioria dos brasileiros não tem acesso ou desconhecem o Café Especial.

Nas gôndolas dos supermercados, salvo exceções, encontramos cafés de baixíssima qualidade e extremamente torrados (para não dizer queimados).

Embora a legislação permita 1% (um por cento) de impurezas extrínsecas ao alimento – que já é muito, algumas empresas ainda acrescentam grãos mais baratos, como o milho, para dar volume.

Além de impurezas como casca e pau, os grãos inferiores possuem defeitos que afetam a qualidade da bebida. Para que não apareçam na xícara, o café é extremamente torrado e moído bem fininho.

E como distinguir um café “de prateleira” de um café especial?

O café tradicional amarga e costuma ser bem escuro, quase preto! A bebida é adstringente e áspera, costumamos sentir sede após o consumo, pois a boca resseca.

Café Tradicional “de prateleira” | Foto: Fabíola Sandy

Se prestarmos atenção, provavelmente sentiremos sabor de dipirona ou gostinho de borracha queimada, remetendo ao cheiro de caminhão quando freia na rodovia.

Já o Café Especial desce redondinho, suave, causa salivação na boca. Isso se deve aos açúcares que o próprio fruto possui, principalmente quando colhido em uma maturação ideal e cuidado com muito afinco após a colheita.

Café Especial | Foto: Fabíola Sandy

O aroma e sabor são deliciosos e têm as mais diversas notas sensoriais. Você fica com vontade de tomar mais. E mais. E mais.

A coloração do Café Especial é marrom clara, caramelo, o que causa estranheza em quem está conhecendo esse alimento maravilhoso.

Esse sim é o café a ser consumido sem açúcar e não aquele tradicional, ao qual fomos acostumados.

Depois de experimentar um café especial e mesmo assim você quiser adoça-lo, está tudo bem.

Afinal, a bebida é para ser prazerosa e não uma parte ruim do dia. Em breve falarei mais sobre o Café Especial ou Café de Especialidade, mas fica a dica: Sem adição de açúcar, o Café Especial é a melhor opção.

Por Fabíola Sandy
@fabiolasandy

Leia também:


Gil do Vigor merece já ser um milionário?

5 Dicas práticas sobre como lucrar vendendo e-book na internet

Conheça o método FATSLIM

Tudo que você precisa saber sobre Mercúrio Retrógrado


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Últimas

All Comments