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Como aplicar Gatilhos Mentais para alavancar seu negócio e realizar vendas

Foto: pexels

Muito se houve falar no mercado digital sobre gatilhos mentais. E já te adianto, não é atoa que se fala tanto disso, tendo em vista a importância que tais gatilhos têm sob seu negócio e produto, principalmente na hora de vendê-lo.

Talvez você ainda não tenha se dado conta disso, mas quando começar colocar tudo em prática, vai entender que existe uma forma de fazer a sua audiência querer comprar o seu produto ou serviço por impulso, no piloto automático.

Isso acontece porque existem decisões que o cérebro já está programado para realizar, enquanto outras decisões ocorrem de forma impulsiva, automática em virtude de fatos relacionados a nossa cultura, educação e outros fatores que influenciam essas ações.

Mas enfim, o que são gatilhos mentais?

São ferramentas de linguagem que fazem com que a pessoa que se encontra do outro lado da comunicação preste mais atenção e tenha tendência a agir ao seu favor.

Talvez você ainda não tenha se dado conta disso, mas quando começar colocar tudo em prática, vai entender que existe uma forma de fazer a sua audiência gostar e querer comprar seu produto/serviço inconscientemente.

Você pode estar pensando: O que faz uma pessoa decidir comprar alguma coisa?

Os fatores que levam alguém a comprar algo se devem a necessidade, impulso, influência, desejos de consumo e até mesmo gatilhos mentais bem aplicados.

Para que seu marketing seja atraente e eficiente, você precisa antes de qualquer coisa, fazer seu possível cliente prestar atenção em você, senão nada do que você falar vai fazer diferença, concorda? E é ai, que entram as estratégias dos gatilhos mentais.

Como os gatilhos mentais funcionam na prática?

Os gatilhos são a base de um marketing bem feito, funcionando como impulsionadores de atitude, atuando com base nos instintos humanos.

Existem diversos gatilhos que você deve aplicar no seu negócio, pois sempre digo, não adianta ter um produto ou serviço espetacular se você não sabe utilizar das técnicas certas para divulgar e vender.

Gatilho da História

Para atrair atenção de forma que as pessoas ajam a seu favor, você precisa gerar conexão com sua audiência. E o principal gatilho para gerar conexão, é o gatilho da História.

Utilizar uma história vai tender a aumentar a sua possibilidade de convencimento, isso porque história gera emoção, emoção gera decisão, inspiração, gera atenção para o que você quer que a pessoa foque.

Gatilho da Autoridade

Tudo fica muito mais fácil se você é notado, se as pessoas te percebem como autoridade, se o seu possível cliente te enxerga como fonte para solução do problema dele.

O gatilho da autoridade foi instalado em nossa cabeça desde o nosso nascimento. Obedecemos as ordens dos nossos pais quando crianças, depois dos professores na escola, dos nossos avós quando nos obrigam a comer, ou seja, vemos essas pessoas como autoridade.

Quando a gente percebe que alguém tem autoridade, a gente obedece, a gente presta atenção, sem nem perceber que isto acontece.

Gatilho da Reciprocidade

O gatilho mental da reciprocidade é extremamente poderoso. Quando você faz algo de valor a alguém, essa pessoa tende naturalmente, por conta própria, por si só fazer algo de valor pra você. Esse gatilho é mais um que de forma inconsciente nós já temos programados em nossa mente desde o nascimento.

Reciprocidade é você entregar algo de valor, como criar um conteúdo, dar um bônus, um desconto, dar algo a seu cliente que soluciona o problema dele de forma gratuita. Dessa forma a pessoa se sentirá tão grata e interessada que vai automaticamente te dar algo em troca, comprando seu produto ou serviço, pois você gerou nela tanto valor de forma gratuita, que na cabeça dela, inconscientemente ela tem que retribui o grande favor que você fez a ela.

Gatilho da Surpresa

É extremamente importante aplicar este gatilho no marketing de divulgação do seu produto ou serviço.

Muitas coisas hoje em dia estão competindo pela atenção do seu possível cliente. As redes sociais e ambientes físicos são bombardeadas de informações e distrações, e um dos melhores jeitos de você chamar a atenção de alguém é causando uma surpresa.

Assim, o jeito ideal de você surpreender seus possíveis clientes é você quebrar o padrão da sua audiência, do seu público e entregar pra eles algo inesperado. Seja criativo e inove na forma de divulgar e vender seu produto.

Gatilhos mentais tendem a funcionar não apenas em relações comerciais, mas também nas relações interpessoais, familiar, e com os amigos. Se você entender os gatilhos e começa-los a colocar em pratica, você conseguirá fazer isso facilmente, de forma natural.

Dessa forma, toda vez que você quiser influenciar eticamente alguém a fazer algo a seu favor, ele vai tender a funcionar, mesmo que a pessoa tenha consciência de que você está aplicando tal gatilho.

Colunista Thayane Malta
@thayanemalta

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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