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Como criar um funil de e-mail marketing que converta em vendas

Funil de Vendas

Fonte: grupoprominas.com.br

A ideia prática de um funil de vendas de e-mail marketing, é você entender a necessidade do seu público e antecipar a resolução do problema

Se engana quem acha que e-mail é uma plataforma pouco usual no mundo do marketing digital. Pelo contrário, o e-mail é responsável por uma das estratégias de vendas de maior desempenho nos tempos atuais.

Para que a estratégia utilizando e-mail seja eficaz, você precisará de um funil de e-mail marketing bem planejado, o que aumentara seus leads, resultando assim, em vendas diárias.

A ideia prática de um funil de vendas de e-mail marketing, é você entender a necessidade do seu público e assim antecipar a resolução do problema através da ferramenta de e-mail. Nesse sentido serão enviados ao e-mail do seu possível cliente, uma série de e-mails em dias alternados de forma estrategicamente planejada.

Dessa forma a criação do seu funil de vendas se divide em quatro etapas que precisam ser seguidas corretamente, para respeitar a jornada de compra de cada cliente.

1 – Geração de Leads

No primeiro passo, a sua intenção será atrair pessoas possivelmente interessadas em seu produto com a finalidade de conseguir que essas pessoas te forneçam o nome e e-mail delas.

Para isso, você vai desenvolver uma oferta atrativa e gratuita que atraia seu lead. Por exemplo, pode ser um ebook, um mini curso, ou qualquer coisa que você identifique como atrativo para sua persona.

Posteriormente você vai criar um site com uma landing page, ou seja, uma única página de captura, onde você vai colocar campos para a pessoa preencher fornecendo nome e e-mail em troca de receber o que você prometeu entregar gratuitamente.

O ideal nesse caso é que você faça gestão de tráfego para atrair o maior número de pessoas possíveis para a sua página.

2 – Conteúdo para alimentar sua base

Agora que você já conquistou uma base de possíveis clientes através da oferta feita na sua página de captura, é o momento de colocar em prática a estratégia de comunicação com o seu lead.

Algumas pessoas utilizam de estratégias de e-mail que irá perdurar por meses, enquanto outras determinam que seu ciclo seja mais curto, porém com maior frequência.

Neste momento, você irá criar e-mails estratégicos onde você se comunique com seu público e ative gatilhos mentais de forma inconsciente enquanto ele consome o conteúdo do seu e-mail.

Você deverá definir uma estratégia que se adeque ao seu nicho e sua persona, como por exemplo:

  • 1º e-mail: inicie com um conteúdo que crie empatia e identificação do lead com a sua pessoa;
  • 2º e-mail: em seguida, crie um conteúdo educativo que solucione um problema comum para sua persona relacionado ao seu nicho;
  • 3º e-mail: conte sobre um case de sucesso de alguém que obteve resultados satisfatórios aplicando seu produto;
  • 4º e-mail: demonstre que você entende as necessidades da sua persona e identifique erros que a pessoa está cometendo;
  • 5º e-mail: mostre o resultado que a pessoa terá se consumir seu produto;
  • 6º e-mail: faça uma oferta irresistível, porém leve, de forma que nem pareça que você está vendendo.

A sua estratégia pode ter uma sequência de quantos e-mails você julgar necessário. O importante nesse caso, é que o conteúdo se conecte e crie uma linha de raciocínio na cabeça de quem consome.

3 – Conversão em Vendas

A medida que seu contato consome seus e-mails, ele se torna mais propenso a se converter em seu cliente.

Nesse momento você já atraiu o usuário para seu site, transformou ele em lead e o alimentou com seus conteúdos estratégicos visando a conversão do lead em cliente. Feito tudo isso, é o momento de concretizar sua venda.

Ao final da sequência de e-mails mencionada, o seu lead já pode ter comprado seu produto, mas existem grandes chances de que ele precise ser encorajado a fazer isso. E, é nesse momento que você criará um e-mail repleto de gatilhos mentais para criar no seu leitor um senso de urgência, de forma que pareça que seu negócio é bom demais para ser verdade.

Nesse caso fale sobre garantias e gere o máximo de segurança possível ao leitor, lembrando a todo momento o resultado que seu produto irá gerar para ele.

4 – Retenção de Cliente

Você continuará repetindo esse processo de funil de vendas para alcançar e converter cada vez mais pessoas. Porém, vai ser sempre mais barato reter um cliente do que converter o novo.

Dessa forma, você consegue vender novamente para o mesmo cliente que já te comprou. Basta você continuar seguindo essa estratégia, utilizando dos mesmos conceitos relacionados ao seu nicho e persona. Porém vendendo um produto diverso que complemente aquele que foi comprado anteriormente.

Para aumentar cada vez mais seus resultados, aplique estratégia de tráfego pago e recicle sempre o conteúdo dos seus e-mails para que eles convertam cada vez mais.

Se quiser efetuar vendas diárias na internet aplicando estratégias eficazes para o seu negócio conheça o Simplifique e Lucre.

Por Thayane Malta
@thayanemalta

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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