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De influenciadores digitais a grandes empresários: o cancelamento pode destruir a sua imagem profissional

Cancelamento

Fonte: Glaucomacedo.adv.br

“Você viu que fulana foi cancelada? Você viu o que fulano falou? Você viu que absurdo o comportamento dela? Não podemos aceitar isso”. VOCÊ já foi cancelada ou cancelou alguém em virtude de uma conduta julgada como errada? Já foi vítima da política do cancelamento?

Apesar de ter começado na internet, a política do cancelamento está tomando uma proporção tão grande, que está saindo das redes sociais e invadindo a vida pessoal, o ceio familiar, e até mesmo o ambiente corporativo.

Cancelar alguém é consequência de um comportamento de manada, é o linchamento moderno, é a destruição massiva da reputação de alguém, são ataques sem direito a defesa do agente do erro, ou de conduta tida como reprovável.

Em tempos onde o ambiente virtual está cada dia mais em evidência, as pessoas se encontram com medo de se comunicarem através da internet. Advogados, médicos, dentistas, arquitetos, professores, e profissionais renomados de diversas áreas, estão perdendo rios de dinheiro – porque perdem a oportunidade de levar o seu trabalho, a sua mensagem a outras pessoas – pois tem receio de que as críticas de reprovação em virtude de algo dito na internet, afetem e prejudiquem a sua imagem, tendo como consequência o boicote aos serviços prestados que geram prejuízo moral e material.

A Influenciadora Digital Gabriela Pugliesi, que ficou famosa após começar expor sua vida fitness e saudável, é um grande exemplo de que o cancelamento destrói. Em virtude de estar sempre se expondo e dividindo opiniões dos internautas, Pugliesi foi cancelada após dar uma festa no início da pandemia, seguida de um post dizendo “Fo**-se a vida”. E advinha o que aconteceu? Rapidamente, ela virou alvo de muitas críticas, e mesmo pedindo desculpas e reconhecendo o erro, o cancelamento aconteceu. O impacto disso para a carreira dela foi tão negativo, que imediatamente Pugliesi excluiu sua conta do instagram, perdendo contratos e parcerias altamente lucrativas.

E se engana quem acredita que o cancelamento só afeta quem está exposto diariamente nas redes sociais.

O empresário Edgard Corona dono das redes de academia Bio Ritmo e Smart Fit, foi extremamente prejudicado, quando foi cancelado por ter sido divulgado o envolvimento de seu nome em inquéritos relacionados a Bolsonaro. Mesmo sem haver qualquer prova de seu envolvimento, a chuva de críticas recebidas em suas redes sociais, ocasionou em filas de espera de alunos nas portas das academias, para cancelarem também a matrícula da academia.

Nota-se que, a partir do momento em que é constatado erro ou uma conduta tida como reprovável por um grupo de pessoas, é criado um movimento de exposição nas redes sociais, para que os usuários “boicotem” de fato a pessoa, deixando se seguir, de comprar o que a pessoa vende, ou mesmo parando de dar visibilidade ao trabalho da pessoa.

As pessoas que sofrem esse ataque, sentem os efeitos em todos os aspectos, principalmente quando a pessoa perde trabalhos, contratos, patrocínios e acabam desenvolvendo problemas emocionais.

Enfim, como sobressair nas redes sociais sem que a política do cancelamento afete a sua imagem profissional?

O cancelamento se tornou uma ameaça tão concreta que virou nosso dever se atentar para a forma como expomos nossos atos e o impacto que eles têm para nossa imagem, principalmente quanto a nossa vida profissional.

Utilizar do bom senso é fundamental!

Se você quer se destacar na internet, seja como influenciadora, seja como empreendedora divulgando seu trabalho, se atente aos assuntos que estão em evidência no muno e saiba se expressar, exponha seu ponto de vista evitando adjetivos depreciativos pra não ser confundido com discurso de ódio, levando em consideração que não existe verdade absoluta e que toda opinião é válida.

Além disso, se o seu perfil é profissional, não vale a pena entrar em discussões que não agreguem na venda do seu produto ou serviço, concorda? Se atente a forma como o público que você se comunica pensa e fala, as pessoas buscam consumir conteúdo de pessoas que pensam e se comunicam como elas.

Não se cale, mas saiba como expor sua opinião! Aproveite essa tendência do cancelamento para levantar debates acerca de assuntos relevantes, dessa forma você traz oportunidade de outras pessoas entenderem questões graves, de forma com que você dê opinião mas também acolha a opinião alheia.

Não existe receita para se destacar na internet, mas o ideal é utilizar de estratégias bem definidas através do marketing de conteúdo, se comunicando de acordo com o seu nicho e o seu público-alvo, evitando polêmicas que não iram acrescentar para cumprir com seu objetivo.

Se há necessidade ou vontade de se expressas na internet aposte em boas estratégias, isso irá te ajudar a alavancar a carreira no mercado digital, e desviar das situações polemicas que geram o famoso “cancelamento”.

COLUNISTA THAYANE MALTA
@thayanemalta

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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