Mundo Ela

Por que o café bão é ruim?

Foto: Fabíola Sandy

Desde que me encantei pelo café de especialidade, tento explicar às pessoas um pouquinho sobre ele, mas nem sempre é fácil. Já ouvi dizerem: “Por que café bão é ruim?”.

Essa pergunta me intrigou, uma vez que o café de especialidade é maravilhoso, mas muitos têm dificuldades ao toma-lo pela primeira vez, pois fomos acostumados a tomar uma bebida de qualidade inferior, com grãos extremamente torrados (leia-se: queimados) e muito moído para que as impurezas e defeitos não aparecessem com a torra.

A cor caramelo da bebida faz com que o consumidor leigo acredite que seja um café fraco, também a falta de amargor e a acidez equilibrada causam estranheza.

Para facilitar a iniciação, sugerimos ao consumidor colocá-lo em uma xícara escura, dessa forma o cérebro não percebe a cor clara e direciona o pensamento ao que realmente importa: o aroma e o sabor.

Outro passo importante é comparar o café tradicional com o especial.

Enquanto o primeiro tem gosto de borracha queimada e/ou dipirona, resseca a boca (dá vontade de ingerir água após o consumo), o outro não possui adstringência e causa uma deliciosa salivação na boca.

Costumo dizer que o café é como um bom vinho – e é um caminho sem volta!

Quando iniciei no vinho tomava o famoso tinto suave (Chatô Chapam e Sangue de Boá para os íntimos). Ao experimentar o tinto seco pela primeira vez odiei. Não era possível que as pessoas gostassem tanto daquilo. Resolvi insistir mais um pouquinho, umas dez vezes… Achava que não tinha adiantado. Comprei meu tinto suave e: SURPRESA!!!!! Aquele vinho cheio de açúcar tornou-se intragável ao meu paladar.

Acontece o mesmo com aqueles que não se apaixonam imediatamente pelo café especial, precisam entender a bebida, afastar os preconceitos e paradigmas e entender que, como no vinho, o açúcar muitas vezes serve para disfarçar uma bebida de péssima qualidade.

Porém, temos que lembrar que existe gosto para tudo e para todos e tudo bem se não se adaptar. O importante é experimentar e acreditar nas novas experiências sensoriais.

Porque o café bom é maravilhoso!!

Por Fabíola Sandy
@fabiolasandy

Leia também:

Castração

Lições de Marketing com Rayssa Leal

Tag: Por que café bão é ruim?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Últimas

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Virgílio Dornelas

Muito nem colocado Fabíola, já faz alguns anos que estamos no mercado de cafés especiais e sempre ouvirmos as mesmas coisas que que está acostumado com os cafés tradicionais e extra-forte. Temos sim que criar essas estratégias para que cada vez mais pessoas possam prover, se acostumar e consumir café de verdade, com o máximo de qualidade. Porque depois que acostuma, você sabe, não tem mais volta… Parabéns pelo artigo!