Mundo Ela

Refúgio na leitura em tempos de pandemia

Foto: Dayan Rodio

A importância da leitura é muito pouco discutida. Não são todas as pessoas chegadas a uma boa leitura, ainda mais na era da tecnologia, ela não recebe seu devido valor.

E porque é tão importante ler? O ato de ler não só ajuda no crescimento e desenvolvimento intelectual do indivíduo, mas também no pessoal.

Estimula a criatividade, a imaginação, o raciocínio lógico, aperfeiçoa a escrita e ainda alivia o estresse.

Assim em tempos de pandemia, a leitura se tornou algo essencial pra muitas pessoas.

Eu nunca fui muito de ler quando criança, mas hoje em dia, a leitura faz parte da minha rotina. Com o início da pandemia, vieram muitas outras mudanças na minha vida e eu comecei a entrar em parafusos.

Dessa forma, o mundo estava desabando e me levando junto com ele.

Sendo assim minhas tardes se tornaram vazias, meus dias transitavam entre mexer no celular e assistir televisão.

Ler se tornou um refúgio pra mim.

Se eu não podia sair, viver e explorar o mundo real, eu passei a explorar o mundo imaginário dos personagens e dos escritores.

Já se passou um ano de pandemia e nunca li tantos livros em toda minha vida igual estou lendo agora.

Ler não só me ajudou no âmbito racional ou profissional, mas também no pessoal. Passar horas e horas ali submergindo em outros universos e realidades, sentindo várias emoções, se tornou uma fuga de toda aquela outra realidade que eu tentava escapar.

O atual momento exige uma atenção especial não só na higienização, mas também com nós mesmos. Além de todos os benefícios que a leitura traz, ler 6 minutos por dia, consegue reduzir o estresse, diminuir o ritmo cardíaco e suavizar a tensão muscular.

Nunca tive o costume de ler, posso começar agora?

Sim! Nunca é tarde pra leitura, a dica é começar por assuntos que sejam do seu interesse pessoal e estabelecer uma rotina diária de leitura, já que o tempo e o horário que isso acontece varia de pessoa a pessoa.

Seja de manhã, de tarde ou de noite. Quem define o melhor horário é você! O importante é tirar um tempinho, todos os dias, até criar o costume.

Ler me faz viajar para outros lugares sem precisar sair de casa. Ler, diferente de assistir um filme ou uma série, me dá o livre arbítrio pra imaginar a história com meus próprios detalhes, claro que sempre tem as descrições dos lugares e personagens, mas ninguém nunca consegue imaginar tudo exatamente como o autor escreveu.

Mas como uma leitora assídua e em tempos economicamente complicados, comprar livros todo mês deixou de ser uma alternativa.

A solução que encontrei foi acessar as bibliotecas virtuais e comprar um Kindle. O Kindle é um leitor de livros digitais, que foi minha salvação, assim consegui baixar vários títulos gratuitos e manter meu novo vício.

Foto de Perfecto Capucino

É muito importante destacar também os sebos de livros e os grupos virtuais de leitura. Você consegue discutir sobre o livro e se relacionar, virtualmente, com outras pessoas, além de conseguir comprar livros de todo o Brasil, por um preço bem legal, para ser entregue em casa.

Aqui vai mais três benefícios que a leitura pode trazer ao corpo humano e a sociedade:

1. Ler pode prevenir doenças como Alzheimer e outros tipos de demência

2. A leitura ajuda no controle da ansiedade e ajuda no combate a depressão

3. Ler traz mais conhecimento e menos alienação a uma população

Ler traz cultura e conhecimento, te torna um indivíduo preparado para contestar, revolucionar e buscar seus direitos.

Por Amanda Serrano
@amanda.serranoo

Leia também:

Dicas do Álvaro: prevenção contra a Raiva

Juliette x Gil – O que pode estar por trás da eliminação de Gil do BBB?

Faustão x Globo – O que está por trás da saída de Faustão?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Últimas