Mundo Ela

Saiba os cuidados ao baixar e acessar o aplicativo CAIXA TEM para receber o auxílio emergencial

Auxilio Emergencial

Em tempos onde é possível resolver a maioria dos serviços bancários pelo celular, é muito importante ter cuidado redobrado para não ser vítima de golpes. Atualmente, com o pagamento do auxílio emergencial, um novo golpe tem circulado e é preciso estar atento para não ser a próxima vítima. Por isso, sempre verifique a veracidade de links que são enviados por e-mail ou mensagens de WhatsApp antes de clicar. Entenda um pouco mais de como é feito o processo de atualização cadastral e saiba os cuidados que são necessários tomar para não ficar vulnerável aos golpes.

Baixando o aplicativo Caixa Tem

CUIDADO NO CLIQUE!

Ao baixar qualquer aplicativo bancário, como por exemplo o Caixa Tem, onde são informados os recebimentos dos valores do auxílio emergencial, fique atento: sempre confira na sua loja virtual (Apple Store ou Google Play) se o aplicativo é da Caixa Econômica Federal ou do Governo do Brasil. Nunca faça download de aplicativos de terceiros, pois eles podem ser iscas para dar acesso a um aplicativo fraudulento.

Acessando o app

A atualização dos dados dos usuários cadastrados no aplicativo Caixa Tem é feita por um formulário que solicitava ao usuário informar apenas o CPF e a senha numérica de seis dígitos. Muitas pessoas acabam colocando a própria data de nascimento como senha, o que facilita o acesso para mal-intencionados. Uma vez que tinham acesso ao sistema com a sua senha, os golpistas poderiam alterar a conta de destino da parcela do Auxílio Emergencial ou fazer compras com o cartão de débito virtual.

Por isso, uma importante dica é criar uma senha forte que fuja de números óbvios, que mescle números, letras maiúsculas e minúsculas, além de utilizar caracteres especiais como *, @, #. Lembre sempre de se desconectar do aplicativo todas as vezes que terminar de utilizá-lo. Caso o seu telefone tenha a opção de utilizar a impressão digital para acessar o aplicativo, sempre utilize esse recurso, pois ele é ainda mais seguro.

Fique sempre atento a qualquer situação suspeita. Ao receber links no e-mail, mensagens de texto (SMS) ou pelo WhatsApp falando sobre atualização do aplicativo, não clique. A Caixa não envia links e nem pede a confirmação de acesso ao aplicativo seja por email, SMS ou WhatsApp. Ao clicar em links desconhecidos você corre o risco de instalar vírus em seu celular ou computador que podem dar acesso à invasores virtuais. Caso receba algum link suspeito, denuncie através do email abuse@caixa.gov.br.

Outra dica de ouro é: sempre que receber um boleto por email, verifique de qual endereço online ele foi enviado e sempre confira se no boleto consta seu nome e o nome da instituição que irá receber o pagamento. Em caso de dúvidas, entre em contato com a instituição bancária para verificar a veracidade do mesmo antes de realizar o pagamento. Caso você tenha sido vítima de uma fraude, é importante procurar o banco para dar início ao processo de ressarcimento do valor.

COLUNISTA RAFAEL ANGELI
@angelibh

Leia também:

Análise aponta em quais transportes o público feminino mais sofre assédio

Como alcançar melhores resultados para seu negócio nas redes sociais?

Brasil mantém o título de 3º maior mercado do mundo no setor de estética

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
ColunistasÚltimas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments