Mundo Ela

Shadowban no Instagram: saiba como evitar a punição!

Foto: plumo.com.br

Você sente que seus posts já não tem o mesmo engajamento que tinha antes, ou que o seu conteúdo parece ser entregue para poucos seguidores?

Talvez, você pode ser uma vítima do shadowban. Ham? Mas o que é isso?

Faça o teste, descubra se a sua conta está sendo afetada, e caso esteja, descubra como resolver isso.

O que é Shadowban?

Shadowban ocorre quando um usuário é penalizado pelo Instagram, sem que ele saiba disso de forma explícita. É uma espécie de “bloqueio fantasma” que acontece na sua conta de Instagram, e afeta totalmente o desempenho das suas postagens.

Quando uma conta de Instagram recebe essa penalidade, ela continua funcionando, mas não aparece na aba de pesquisas, no feed de hashtags e nem mesmo na aba explorar. Além disso, a entrega do conteúdo postado é restrita, ou seja, nem todos seus seguidores recebem o post que você fez.

Como evitar essa punição?

Comprar seguidores, comprar curtidas, uso de hashtags indevidas ou que não tem nada a ver com o conteúdo postado somente com o intuito de promover maior alcance, são exemplo de coisas que não devem ser feitas no Instagram, pois são as causadoras da punição pela plataforma.

Uma excelente dica para não ser punido, principalmente no uso de hashtags, é realizar uma pesquisa no Google, de quais hashtags são banidas pela rede social, assim, você não é penalizado por utilizá-las de forma incorreta.

#sextou. Tenho certeza que você já presenciou diversas pessoas utilizando essa hashtag, e pode ser que você também já tenha utilizado em suas postagens. Esse é um exemplo de hashtag banida pelo Instagram. Contas estrangeiras passaram a utilizar essa hashtag para publicações com cunho sexual, no sentido “sex to you”, e essa é uma pratica que vai contra as diretrizes do instagram.

Dessa forma, se você usa essa hashtag ou outra que também foi banida pelo Instagram, você corre sérios riscos de ser atacado pelo shadowban.

Como saber se estou sendo banido?

Agora você deve estar se perguntando se você está ou não banido pela plataforma ne?

Confira o passo a passo e aplique na sua conta para verificar se sua conta está ou não sendo banida pelo Instagram:

1º passo. Faça uma publicação na sua conta do Instagram;

2º passo. Insira uma das hashtags que costuma usar na maioria dos posts;

3º passo. Peça 5 pessoas para fazer uma pesquisa de hashtags usando a que você inseriu na sua publicação.

4º passo. Se você não está aparecendo para essas pessoas, tem grandes chances de que a sua conta tenha sido afetada.

Leve em consideração, que algumas hashtags usadas são muito tradicionais e por isso são utilizadas por muitos usuários. Talvez você não apareça, por causa da competição por hashtags, então tente publicar hashtags menos utilizadas para esse teste.

Se pelo menos uma pessoa conseguir visualizar seu post dessa forma, fique tranquilo, você não esta sendo punido pelo shadowban do Instagram. Talvez o problema seja realmente uma queda de engajamento que pode ser resolvida aplicando gatilhos e estratégias que trabalham diretamente o algoritmo do Instagram.

E se eu tiver sendo punido, como sair do Shadowban?

Se você identificou que sua conta está sendo punida, saia de sua conta e de qualquer outro aplicativo que esteja interligado a sua conta do Instagram por um prazo de 48 horas. Essa é uma das tentativas que ajudam o Instagram a parar de rastrear a sua conta.

Além disso, exclua algumas hashtags. Faça uma pesquisa no Google das hashtags que são banidas pela plataforma. Assim, caso você já tenha utilizado alguma delas, edite sua publicação, e exclua.

Troque o tipo de conta. Torne a sua conta comercial caso ela ainda não seja. Mas caso ela seja, troque para conta pessoal durante uns 7 dias, e só depois retorne para a conta que tinha antes.

E por último, reporte o problema ao Instagram se você realmente acredita que está sendo penalizado injustamente. Basta ir em configurações, ajuda, relatar um problema. Escolha opção “algo não esta funcionando” e relate o problema.

Por fim, o Instagram é uma plataforma extremamente seria, e cada dia que passa a sua política fica mais rigorosa. Dessa forma, se não quer ser penalizado, não use ferramentas de automação, evite logar sua conta em dispositivos diferentes, tenha cuidado para não ser denunciado por outros usuários e evite usar muitas hashtags em um único post, se atentando sempre as hashtags que estão banidas e em hipótese alguma devem ser utilizadas.

Por Thayane Malta
@thayanemalta

Leia também:

Quanto Juliette ganha?

Crenças que dificultam o processo de emagrecimento

Custo fixo e variável, você sabe distingui-los?

Bolo de cenoura de caneca




** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Últimas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments