Mundo Ela

Tecnologia transforma brinquedos e o brincar no mundo contemporâneo

No mundo contemporâneo tudo acabou sofrendo influência da tecnologia e com os brinquedos e brincadeiras não foi diferente

Antes de mais nada a infância deve ser respeitada e o melhor modo de demonstrar esse respeito é entender que o brincar é direito da criança. Pois é brincando que elas exercitam a imaginação, descobrem o mundo e expõem sentimentos. Os benefícios são inúmeros.

No mundo contemporâneo tudo acabou sofrendo influência da tecnologia e com os brinquedos e brincadeiras não foi diferente. Já nos anos 90 vários artigos tecnológicos como o mini game, o Tamagotchi ou bichinho virtual, dentre outros, acabaram virando febre entre as crianças e conquistando também os adultos. Eles acabaram tomando o lugar de bonecas, carrinhos de madeira, peões, dominós e tantos outros brinquedos que até então eram unanimidade na preferência infantil. Brincar na rua como antigamente é coisa rara de se ver hoje em dia.

Nos dias de hoje…

Do mesmo modo, hoje existem brinquedos hi tech com tantas funcionalidades que a criança passa a ser um mero espectador do show e não mais trabalha sua imaginação e criatividade ao manipular aquele objeto. Os preços são variados e há quem está disposto a pagar caro para entreter os pequenos. Entretanto, acredite, dependendo da faixa etária, a caixa do brinquedo passar a ser o que há de mais valioso e interessante.

Já são comprovados pela ciência os malefícios que o excesso de telas causa no desenvolvimento cognitivo. Entretanto, em tempos de pandemia, onde nos vimos sob a necessidade de manter o isolamento social e, muitas vezes, privados de aproveitar os espaços ao ar livre, as telas acabaram sendo um recurso muito utilizado pelos pais para acalmar crianças cheias de energia dentro de casa.

Bem, uma coisa é fato: a tecnologia e seus avanços vieram pra ficar. Cabe a nós sermos conscientes e críticos para saber extrair o que há de melhor nela.

E você, é da época dos brinquedos de madeira ou dos brinquedos tecnológicos? Me conte nos comentários qual o seu preferido.

Por Rafael Angeli
@eurafaelangeli

Leia também:

Saiba como usar o mesmo número de WhatsApp em vários aparelhos

Solidariedade: do digital para as ruas

Transformação tecnológica altera processos e atuação dos advogados

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Últimas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments