Mundo Ela

WhatsApp atualiza Termos de Serviço e a Política de Privacidade. Saiba o que muda

Foto: unsplash.com

O WhatsApp anunciou a mudança nos seus Termos de Serviço e na Política de Privacidade do aplicativo de troca de mensagens instantâneas. As novidades são relacionadas às conversas entre empresas e clientes no app e fornecem mais informações sobre o modo como são coletados, compartilhados e utilizados os dados dos usuários.

De acordo com a plataforma, ela não mudará o seu compromisso com a privacidade de seus usuários. As conversas pessoais continuam protegidas com a criptografia de ponta a ponta, o que significa que o WhatsApp e o Facebook não podem ler nem ouvir o conteúdo dessas conversas.

Na prática, o que vai mudar?

Você poderá conversar com as empresas no WhatsApp para resolver assuntos mais rapidamente. Um alívio para quem antes dependia das ligações ou e-mail para resolver alguma pendência.

Todos os dias, milhões de pessoas usam o WhatsApp para conversar com pequenas e grandes empresas, enviando mensagens para fazer perguntas, comprar ou pedir mais informações sobre um produto ou serviço. Com essa novidade, você escolhe conversar ou não com empresas no WhatsApp e pode bloquear ou removê-las da sua lista de contatos a qualquer momento.

Ao conversar com um conta empresarial do WhatsApp você pode acabar recebendo uma resposta automatizada, pois algumas delas utilizam o Facebook como provedor de tecnologia para facilitar a resposta das perguntas mais frequentes. Com a nova mudança, você receberá uma notificação a nas conversas do WhatsApp que optarem por essa opção para que você fique ciente.

Além disso, o WhatsApp forneceu mais detalhes sobre como são coletados, compartilhados e utilizados os dados dos seus usuários. Foram adicionadas novas seções e mais informações a seções específicas da Política de Privacidade, o que acabou tornando a navegação por esse conteúdo ainda mais fácil.

O que não vai mudar?

Você pode ficar tranquilo! A privacidade e a segurança das suas conversas pessoais com amigos e familiares continua a mesma. O WhatsApp e o Facebook não podem ler nem ouvir as mensagens que você troca com amigos e familiares. Isso inclui suas mensagens e chamadas pessoais, os anexos e as localizações que você compartilha. A plataforma não mantém o registro das pessoas para as quais você ligou ou enviou mensagens e não compartilha seus contatos com o Facebook.

Outro ponto importante a ser esclarecido é que o WhatsApp não compartilhará seu número de telefone com empresas e as políticas do app proíbem empresas de entrarem em contato com os usuários sem prévia autorização.

A plataforma de envio de mensagens instantâneas ainda tem recursos adicionais de privacidade, como as mensagens temporárias ou a opção de controlar quem pode adicionar você a grupos, que acabam fornecendo uma camada extra de privacidade aos usuários.

Ao aceitar os Termos de Serviço atualizados da plataforma, você não amplia a capacidade do WhatsApp de compartilhar dados de usuários com sua empresa controladora, o Facebook.

Esse foi um guia básico do que muda e do que permanece igual para você ficar tranquilo ao utilizar o WhatsApp, a plataforma que já ultrapassou 2 bilhões de usuários em todo o mundo. Continue acompanhando a nossa coluna e fique sempre atualizado sobre o que há de novidade no mundo digital.

Por Rafael Angeli
@angelibh

Leia também:

Refúgio na leitura em tempos de pandemia

Dicas do Álvaro: prevenção contra a Raiva

É couro ou é fake? Fique atenta às dicas

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Últimas