Mundo Ela

O que esperar de Ouro Preto?

Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade que engloba o maior e mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial de todo o Brasil

Quem nunca ouviu falar das cidades Históricas de Minas Gerais?

São destinos que encantam todo o mundo não só por suas belezas e bagagem histórico-cultural como também pela receptividade mineira. Assim passear pelas ruas parece uma viagem no tempo especialmente por terem sido palco de diversas revoluções.

Assim é Ouro Preto, uma cidade que transita entre o velho e o novo.

Ouro Preto é uma cidade que engloba o maior e mais importante acervo da arquitetura e da arte do período colonial de todo o Brasil e está localizada na região central de Minas Gerais a apenas 100 km da capital Belo Horizonte.

Além das ladeiras e Igrejas a cidade oferece muito mais. Pois, trata-se do maior conjunto barroco do mundo. O caminhar pelas ruas já é uma atração à parte visto que as construções das casas e comércio mantém lindas fachadas.

É praticamente impossível ficar indiferente a magnitude desse local. Ouro, montanhas, riquezas, patrimônio; esses são os componentes da bem sucedida e famosa história de Vila Rica.

A antiga Vila de Rica que hoje é destino certo para vários perfis de turistas (desde a carnavalescos, grupos de amigos e famílias) já foi local da vaidade e genialidade humana. É por esse motivo que arquitetura em forma de arte, feita através do metal amarelo, até hoje impressiona pela riqueza de detalhes.

Aliás tudo fascina nessa cidade que nasceu em meio a uma singularidade geográfica rodeada por uma bela paisagem (o pico do Itacolomi fica bem ao fundo da cidade).

E como já dizia, Manoel Bandeira “Ouro Preto nunca foi uma cidade morta. Sempre foi viva, e vigorosa – pitoresca em cada viela, panorâmica em cada rua.”

E a cidade que, em 1980 foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, hoje permanece irrequieta e dinâmica cheia daqueles ares do passado que tanto impressionam os turistas.

É lá que está situada a Matriz Nossa Senhora de Nazaré que é uma das primeiras e mais ricas igrejas do Estado. A sua construção que foi iniciada no alvorecer do século XVIII é hoje um dos atrativos do destino. Além dela ainda é pertinente citar a Igreja de São Francisco de Assis, considerada por muitos obra-prima de Aleijadinho.

A lista de atrativos é vasta e, portanto, é preciso real disponibilidade para experimentar tudo que a cidade oferece. Ouro preto é entrega e vivência. E a forma mais indicada para sentir cada cantinho da cidade é caminhando.

Veja abaixo o que a cidade oferece e lembre-se, visite e conheça o que realmente faz sentido para você.

  1. Museu da Inconfidência Mineira – fica na praça central e abriga objetos e documentos da época, obras de arte que foram importantes para a formação do estado de Minas Gerais e os restos mortais dos inconfidentes, incluindo de Tiradentes.
  2. Praça Tiradentes – é uma das melhores localizações para o visitante em Ouro Preto, pois o lugar já foi palco de um dos momentos mais marcantes da Inconfidência Mineira: a exposição da cabeça de Tiradentes, o grande mártir da Independência.

Igrejas

– Igreja de Nossa Senhora do Carmo – pode ser considerada um dos mais importantes templos da arte colonial mineira.

Igreja de Nossa Senhora do Pilar – é uma grande representante do estilo barroco brasileiro. Seus altares são todos trabalhados em ouro e prata e é considerada a segunda igreja mais rica em ouro no Brasil, uma vez que foram gastos mais de 400 kg de ouro nessa obra.

Igreja de São Francisco de Assis – é uma das mais conhecidas do Brasil, uma vez que sua fachada foi projetada por Aleijadinho e seu interior (o teto) foi pintado pelo Mestre Ataíde, o famoso pintor brasileiro da era colonial.

– Igreja de São Francisco de Paula

É a mais alta de Ouro Preto, localizada no alto de um morro. Por causa disso, é possível avistá-la de diversos pontos da cidade. Foi a primeira igreja que visitamos quando chegamos na cidade.

Museu Casa dos Contos

O Museu Casa dos Contos foi construído entre 1782 e 1784 e, desde então, já serviu como esconderijo para os membros da Inconfidência Mineira, já foi Casa de Fundição, Casa da Moeda, Secretaria da Fazenda, Prefeitura… até se tornar um Museu atualmente.

Mirante do Morro São Sebastião

Quer um pôr do Sol incrível e ver Ouro Preto do alto? Vá até o Mirante do Morro São Sebastião. A vista lá de cima é ímpar e dá para ver quase a cidade inteira!

Minas de Ouro

Passeio oferecido logo que você chega na Praça Tiradentes e se tiver tempo e disposição faça. Você será surpreendido o quanto de história tem nesse local e terá a dimensão de quanto ouro de fato existia ali.

Feira de Artesanato ou Feirinha de Pedra Sabão

São mais de 50 bancas que vendem desde joias até artesanatos e esculturas que representam a cultura de Ouro Preto. Se você quiser levar uma lembrança da cidade, este é o melhor lugar para comprar.

Museu do Aleijadinho

Uma homenagem a um importante artista brasileiro que nasceu na cidade. Com o intuito de reunir peças de arte sacra, o Museu do Aleijadinho foi construído em 1968 pelo pároco Francisco Barroso Filho. Atualmente, são cerca de 250 obras espalhadas pela Sala da Sacristia, pela Sala da Cripta e pela Igreja São Francisco de Assis. Vale a pena conhecer e se deslumbrar com a maestria de um dos principais escultores e arquitetos do país.

Rua Direita

Também conhecida como Rua Conde Bobadela, é a rua mais movimentada de Ouro Preto. Ao mesmo tempo, é o endereço certo para quem quer comprar artesanato local e voltar com as malas cheias de lembrancinhas. Você gosta?

Tenha certeza de uma coisa, Ouro Preto está pronta para te surpreender. Não só pela cultura, arquitetura, mas também pela culinária fantástica e hospitalidade mineira.

Por Luciana Ferreira
@janaelutraveldesigners

Leia também:

Valorizando o que é nosso! Produtos Nacionais

Automutilação na adolescência

Tudo que você queria saber sobre o jogador Hulk | Parte 2

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Viagens
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments